Palavras de Davi Kopenawa

Em entrevista exclusiva ao BNC Amazonas, Kopenawa falou sobre seu livro “A queda do céu, palavras de um xamã yanomami”

Mariane Veiga, por Dassuem Nogueira

Publicado em: 26/04/2025 às 12:32 | Atualizado em: 26/04/2025 às 12:33

Davi Kopenawa, xamã e liderança do povo yanomami, esteve em Manaus em 22 e 23 de abril, na Universidade Federal do Amazonas (Ufam) para participar do evento histórico da defesa dos três primeiros mestres ianomâmis do Brasil, que alcançaram o grau acadêmico no programa de pós-graduação da instituição.

Também foi a primeira vez que Kopenawa participou como membro de uma banca acadêmica, na condição de doutor honoris causa, título que recebeu das universidades federais de Roraima (UFRR) e de São Paulo (Unifesp).

Em entrevista exclusiva ao BNC Amazonas, aos repórteres Wilson Nogueira e Dassuem Nogueira, Kopenawa falou sobre seu livro, em co-autoria com o antropólogo Bruce Albert, lançado em português, em 2015, “A queda do céu, palavras de um xamã yanomami”.

O livro é um marco na tradução do pensamento yanomami sobre o mundo dos brancos, o povo da mercadoria, segundo a visão de Kopenawa.

Perguntamos se ele acredita que suas palavras de alerta sobre a queda do céu de maxita-urihi, a terra-floresta, foram entendidas pelo homem branco.

E qual sua expectativa em relação aos estudantes indígenas que estão se formando na universidade.

O sonho é um meio de conhecer o mundo para a cultura yanomami. Por isso, também perguntamos o que ele tem sonhado para o mundo.

Leia mais

Ufam recebe Davi Kopenawa em banca de mestrado de três ianomâmis

Confira a entrevista, em vídeo

Foto: BNC Amazonas