Prefeito afasta guardas que agrediram cidadão em Manaus
Nota oficial da prefeitura afirma que não terá tolerância com essas atitudes reprovadas pela população

Mariane Veiga
Publicado em: 24/04/2025 às 22:50 | Atualizado em: 24/04/2025 às 23:02
A prefeitura de Manaus, sob o comando de David Almeida, decidiu afastar os guardas municipais envolvidos em um episódio de agressão contra um morador em situação de rua.
O homem foi agredido por um agente da Guarda Civil Municipal de Manaus nesta quinta-feira (24), no Centro da capital amazonense. A cena de violência foi registrada em vídeo e gerou forte repercussão nas redes sociais.
Nas imagens, o agente aparece desferindo golpes com um cassetete contra o homem.
Durante a ação, outros guardas assistem à cena, sem interferir.
Por meio de nota, a prefeitura repudiou o episódio e informou que o agente agressor, além dos demais servidores que testemunharam a cena, foram afastados de suas funções.
O que diz a prefeitura
A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social de Manaus (Semseg), vem a público manifestar absoluto repúdio ao episódio lamentável, ocorrido recentemente, em que um servidor da Guarda Municipal do Regime de Direito Administrativo (RDA) agiu com violência injustificável contra um cidadão, enquanto outros agentes presentes não interviram para impedir a agressão.
As imagens divulgadas nas redes sociais não refletem, em nenhuma hipótese, os princípios, valores e a missão da Guarda Municipal, que tem como compromisso proteger, acolher e servir a população de Manaus.
Diante da gravidade do ocorrido, a Semseg determinou, de forma imediata, o afastamento dos servidores envolvidos, o recolhimento de seus armamentos e a instauração de processo investigativo pela Corregedoria da Guarda Municipal, com rigor na apuração dos fatos e aplicação das sanções administrativas cabíveis. Os envolvidos também foram encaminhados à Delegacia-Geral da Polícia Civil do Amazonas para os devidos procedimentos legais.
A Prefeitura de Manaus reitera que não tolera desvios de conduta e repudia qualquer prática de violência ou abuso por parte de seus agentes. Todos os esforços serão envidados para que condutas incompatíveis com o serviço público sejam exemplarmente tratadas e punidas.
A administração municipal reafirma seu compromisso com os direitos humanos, a legalidade e a confiança da sociedade manauara.
Foto: reprodução/redes sociais