Moraes manda prender Fernando Collor após condenação no STF

Ex-presidente foi condenado a 8 anos e 10 meses por corrupção e lavagem de dinheiro; decisão será analisada em sessão virtual nesta sexta-feira

Collor é condenado no STF por corrupção. Falta definir pena

Mariane Veiga

Publicado em: 24/04/2025 às 21:43 | Atualizado em: 25/04/2025 às 06:06

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta quinta-feira (24) a prisão imediata do ex-presidente Fernando Collor, condenado a 8 anos e 10 meses de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro em esquema ligado à BR Distribuidora.

A decisão será avaliada em sessão virtual extraordinária do STF, marcada para esta sexta-feira (25).

Moraes rejeitou um novo recurso da defesa de Collor, que pedia a revisão da pena com base em votos de ministros favoráveis a punições mais brandas.

Segundo o ministro, o pedido teve “intenção procrastinatória” e não apresentou argumentos novos.

Dessa forma, a jurisprudência do STF permite início do cumprimento da pena mesmo antes da publicação final do acórdão, em casos como este.

Collor foi condenado por receber R$ 20 milhões em propina entre 2010 e 2014 para favorecer contratos da UTC Engenharia com a BR Distribuidora, ao usar sua influência política como senador.

Além da prisão, o ex-presidente foi condenado ao pagamento de multa, indenização de R$ 20 milhões e à perda dos direitos políticos por quase 18 anos.

Leia mais na CNN Brasil.

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil