Lula suspende repasses a entidades após fraude bilionária no INSS
Segundo o governo, os acordos serão interrompidos até que os aposentados que sofreram descontos ilegais sejam ressarcidos

Mariane Veiga
Publicado em: 24/04/2025 às 19:50 | Atualizado em: 24/04/2025 às 20:40
O governo Lula anunciou nesta quinta-feira (24) a suspensão de todos os acordos de cooperação técnica entre o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e associações ou sindicatos, após a descoberta de uma fraude estimada em mais de R$ 6 bilhões em descontos indevidos nas aposentadorias.
A medida foi divulgada pelo ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinícius Marques de Carvalho, em coletiva no Palácio do Planalto.
Segundo ele, os acordos serão interrompidos até que o sistema seja reorganizado, e os aposentados que sofreram descontos ilegais serão ressarcidos na próxima folha de pagamento.
Leia mais
Lula demite presidente do INSS pela fraude bilionária em benefícios
A fraude, que ocorria desde 2019, envolve entidades que obtinham repasses financeiros por meio de descontos na folha de beneficiários do INSS, supostamente autorizados.
A CGU e a Polícia Federal apuram irregularidades em milhões desses descontos.
Atualmente, 6 milhões de aposentados possuem descontos ativos, entretanto o governo ainda não sabe quantos foram lesados.
Leia mais no Correio Braziliense.
Foto: Pedro França/Agência Senado