Wilson Lima será o primeiro presidente da União Progressista

Nova federação entre União Brasil e Progressistas nasce como maior força partidária do país

Wilson Lima será o primeiro presidente da União Progressista

Ednilson Maciel, da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 24/04/2025 às 07:16 | Atualizado em: 24/04/2025 às 07:16

Foi definido nesta terça-feira (23) que o governador do Amazonas, Wilson Lima, será o primeiro presidente estadual da União Progressista.

Esse é nome da federação formada entre os partidos União Brasil e Progressistas.

No âmbito municipal, o comando da nova sigla deverá ficar com o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), Roberto Cidade, do União Brasil.

A escolha de Lima para liderar a sigla no estado reforça o protagonismo político do governador. Dessa forma, reafirma-se que ele vem ampliando sua influência tanto no cenário local quanto nacional.

Já Roberto Cidade, um dos principais aliados do governador no Amazonas, consolida-se como peça-chave na articulação política no estado.

Na quarta-feira (24), Wilson Lima foi chamado a participar da reunião nacional da nova federação, convocada pelo presidente nacional do União Brasil, Antonio Rueda.

A reunião, marcada para a próxima terça-feira (30), vai oficializar a criação da União Progressista. A aliança nasce como a maior força partidária do país, com base no número de parlamentares no Congresso Nacional e capilaridade nos estados.

A federação entre União Brasil e Progressistas terá estrutura unificada e comando político conjunto pelos próximos quatro anos, o que deve impactar diretamente o xadrez eleitoral de 2026, inclusive no Amazonas.

Leia mais

União Brasil chama lideranças para discutir federação com PP

Foto: reprodução/rede social