Deputado do PL desafia Malafaia a disputar eleição após críticas sobre anistia
Antonio Rodrigues, único do partido a não apoiar urgência da proposta, diz que o pastor deve se candidatar se quiser influenciar o debate político

Mariane Veiga
Publicado em: 17/04/2025 às 23:10 | Atualizado em: 17/04/2025 às 23:47
O deputado federal Antonio Carlos Rodrigues (PL-SP) desafiou, durante discurso na tribuna da Câmara na terça-feira (15), Silas Malafaia a se candidatar caso queira influenciar o debate político.
“Caso deseja participar ativamente do debate político e confrontar parlamentares, sugiro que fale dentro das regras democráticas, colocando seu nome à disposição da população por meio de processo eleitoral, pleiteando assim uma cadeira. Não elegeu nem o teu vereador na capital”, disse o parlamentar.
Rodrigues, o único da bancada do PL a não assinar o requerimento de urgência para o projeto de anistia aos envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro, criticou tanto colegas de partido quanto o pastor.
Na ocasião, ele afirmou que não se deixa levar por pressões políticas e defendeu o equilíbrio entre os Poderes.
Leia mais
Tentando adoçar Hugo Motta pela anistia, Bolsonaro ‘critica’ Malafaia
Para o político, o parlamento não pode substituir o Judiciário no julgamento de crimes.
O deputado também apontou falhas técnicas no texto da proposta, que, segundo ele, trata de forma igual condutas gravemente distintas.
Rodrigues é aliado de Valdemar Costa Neto, presidente nacional do PL, e já foi ministro no governo Dilma Rousseff.
Expulsão
Com a recusa de Rodrigues ao requerimento de urgência do projeto da anistia, Malafaia, um dos principais agitadores da ala radical do entorno do ex-presidente Jair Bolsonaro, pediu na quarta-feira (16) a expulsão do deputado do PL.
A declaração foi feita em vídeo publicado nas redes sociais.
Leia mais no Metrópoles.
Foto: Vinicius Loures/Agência Câmara/Fabio Pozzebom/Agência Brasil