Deputado quer mais recursos para Amazonas enfrentar enchente dos rios
A medida tem como objetivo reforçar o apoio às populações mais vulneráveis.

Bruna Lira, da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 16/04/2025 às 14:27 | Atualizado em: 16/04/2025 às 14:27
O deputado federal Fausto Santos Júnior (União Brasil-AM) apresentou um requerimento de indicação ao Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. No documento, ele solicita o aumento dos recursos destinados à assistência social durante o período de enchentes dos rios no estado do Amazonas.
A medida tem como objetivo reforçar o apoio às populações mais vulneráveis. Em especial, busca atender as comunidades ribeirinhas, que enfrentam, todos os anos, os impactos severos das cheias.
Entre esses impactos estão a perda de moradias, o isolamento, a escassez de alimentos e água potável. Além disso, há graves consequências para a saúde e o bem-estar psicológico das famílias.
Segundo o parlamentar, o governo federal adotou ações emergenciais nos últimos anos. Entre elas estão a antecipação do Bolsa Família e liberações extraordinárias do BPC.
No entanto, ele afirma que os recursos ainda são insuficientes. Eles não dão conta da real dimensão dos problemas causados pelas enchentes no estado.
“Por trás dos números, há histórias de sofrimento e resiliência. As cheias agravam uma realidade já desafiadora. É urgente ampliar os recursos e garantir o acesso à assistência de forma eficaz, com dignidade e justiça social para o povo amazonense”, declarou o deputado.
Dados da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) reforçam a gravidade do problema. Eles mostram que o Amazonas foi o estado com o maior número de desabrigados e desalojados por desastres naturais entre 2013 e 2023. Nesse período, as inundações representaram o principal motivo dos deslocamentos.
Em 2022, por exemplo, 26 municípios do Amazonas decretaram situação de emergência por causa da elevação dos rios.
Além disso, o deputado pede, no requerimento, prioridade para a ampliação de ações emergenciais. Entre elas, ele destaca a distribuição de cestas básicas e outros auxílios diretos. O foco deve ser nas áreas mais afetadas pelas graves cheias no estado.
Leia mais
Fausto Jr. e ministro tratam da pesca ornamental no Amazonas
Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados