Sudam cria fórum de bancos federais com recursos para Amazônia Legal
Comitê vai gerir financiamentos em infraestrutura, saúde e educação na região.

Antonio Paulo,
Da Redação do BNC Amazonas em Brasília*
Publicado em: 14/04/2025 às 15:06 | Atualizado em: 14/04/2025 às 15:09
A Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) criou o Comitê Regional das Instituições Financeiras Federais da Amazônia Legal.
Este fórum estratégico vai reunir bancos federais com atuação na região Norte, como o Basa (Banco da Amazônia), Banco do Brasil e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Assim como a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e o Consórcio da Amazônia Legal, formado pelos nove estados que compõem a região.
Dessa forma, o comitê regional vai fazer governança dos financiamentos dos projetos estruturantes principalmente nas áreas de infraestrutura, saúde e educação na Amazônia Legal.
Segundo o secretário executivo do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, Valder Ribeiro, o comitê representa um passo importante para o desenvolvimento sustentável da Amazônia Legal.
“A criação desse comitê representa a possibilidade de discussões focadas nos vários formatos de financiamentos e de garantias nos investimentos para a Amazônia Legal. Ele foi criado para ter governança, transparência e prestação de contas de toda atuação das instituições financeiras na região”.
A criação do comitê visa ainda acelerar investimentos em áreas essenciais como infraestrutura, saúde, educação, biotecnologia, agricultura familiar e geração de renda, além de facilitar o acesso a financiamentos e tornar os processos mais ágeis e eficientes.
Leia mais
Amazônia: Suframa e Sudam fortalecem parceria pela integração
Fundos regionais
Durante a 30ª reunião ordinária do conselho deliberativo da Sudam, também foram debatidos o planejamento dos investimentos federais para 2025 e a consulta pública sobre os fundos constitucionais de Financiamento do Norte (FNO) e o de Desenvolvimento da Amazônia (FDA) para 2026, fundamentais para impulsionar o crescimento da região.
*Com informações Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.
Foto: divulgação/Sudam