Em sigilo, chineses sondam polo industrial da ZFM após tarifaço de Trump
Missão empresarial da China procurou o governo do Amazonas para entender incentivos da Zona Franca de Manaus; investimentos devem ser anunciados oficialmente em junho

Ednilson Maciel, da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 14/04/2025 às 07:45 | Atualizado em: 14/04/2025 às 11:25
Com pedido de segredo comercial, representantes de empresas chinesas iniciaram movimentos estratégicos para ingressar no polo industrial de Manaus (PIM). A informação foi confirmada pelo ex-deputado estadual Serafim Corrêa. Ele é secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti).
Serafim informa que recebeu os empresários asiáticos com pedidos de sigilo comercial. O objetivo da visita foi compreender o funcionamento do modelo Zona Franca de Manaus (ZFM). A procura pelo polo industrial de Manaus ocorreu, disse, e meio ao cenário global impactado pelas tarifas comerciais impostas pelos Estados Unidos sob o governo Donald Trump.
Desenvolvimento:
A reunião ocorreu no início do mês, segundo Corrêa. De acordo com ele, ela foi marcada por uma série de cuidados dos visitantes: nada de fotos, nada de divulgação.
O secretário revelou que os chineses compareceram acompanhados de consultores e intérpretes, demonstrando um interesse concreto no modelo fiscal e nos incentivos oferecidos pela Zona Franca de Manaus.
“Eles quiseram conhecer como funcionam os incentivos, vieram com consultores, mas pediram muita cautela. Não revelaram o setor de atuação e disseram que apresentarão os projetos na pauta de junho do Codam”, disse em entrevista exclusiva.
A expectativa é de que os investimentos se tornem públicos na próxima reunião do Conselho de Desenvolvimento do Amazonas (Codam), prevista para junho deste ano.
Momento aquecido
Enquanto isso, o Codam se reúne nesta segunda-feira (14) com uma das pautas mais robustas da história recente: 47 projetos em análise, R$ 1,4 bilhão em investimentos previstos e a geração estimada de 1.600 empregos diretos.
“É a melhor pauta para o mês de abril de todos os tempos”, destacou Serafim Corrêa.
Essa é a primeira reunião do Codam após o chamado “tarifáço de Trump”, que reacendeu o interesse de empresas estrangeiras, especialmente asiáticas, por alternativas fiscais vantajosas como a oferecida pela ZFM.
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Logística ainda é desafio
Apesar do momento favorável, o secretário alerta para um velho problema que persiste: a infraestrutura.
“Precisamos de portos, aeroportos e estradas mais estruturadas”, afirmou. Ele cita como exemplo positivo o recente avanço logístico da empresa Bertolini, que opera comboios fluviais com capacidade equivalente a 1.500 caminhões.
“Aquilo é uma revolução. Mas ainda é um esforço isolado. O Brasil precisa despertar para isso”, completou.
A construção de um novo porto em Itacoatiara pelos Superterminais também foi mencionada por Corrêa como sinal de avanço. Mas o secretário ressalta que os esforços ainda são limitados frente ao potencial da região.
Foto: divulgação