David Almeida celebra entregas e avanços estratégicos na cidade

Prefeitura destaca os feitos do prefeito David Almeida nos 100 primeiros dias de seu segundo mandato

David almeida 100 dias entregas

Neuton Correa, da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 11/04/2025 às 05:25 | Atualizado em: 11/04/2025 às 06:19

A Prefeitura de Manaus completou nesta quinta-feira, 10, os 100 primeiros dias do segundo mandato do prefeito David Almeida. O marco é histórico de realizações, para a gestão local.

Em pouco mais de três meses, o município apresentou resultados concretos e transformadores. Assim sendo, consolida um modelo de administração que une planejamento, agilidade e compromisso com as pessoas. As entregas contemplam os sete eixos estratégicos da gestão. Dessa forma, refletem numa cidade em movimento, que avança com responsabilidade e visão de futuro.

“Estamos apenas no começo, mas já mostramos a força do trabalho sério e comprometido. Esses 100 dias são o retrato de uma gestão que planeja, executa e entrega. Manaus vive um novo tempo — mais humana, mais justa, mais preparada para os desafios e oportunidades que virão”, afirmou o prefeito David Almeida.

Saúde humanizada

A saúde pública avançou com a entrega de duas novas Unidades de Saúde da Família (USFs). Foram elas a Dr. Agnaldo Gomes da Costa, no bairro São José, e Silvio Santos, bairro Compensa, e o reforço da estrutura de atendimento com 19 novas ambulâncias para o Samu. Além disso, 497 celulares foram entregues aos agentes comunitários de saúde, incluindo 101 destinados à zona rural, garantindo mais eficiência e alcance no atendimento às famílias.

“Assumimos o compromisso de levar saúde de verdade para quem mais precisa, e estamos cumprindo. Cada nova unidade, ambulância ou equipamento representa dignidade e cuidado com as famílias de Manaus”,

destacou David Almeida.

Leia mais

Prefeito de Manaus amplia diálogo com Japão, Itália e Portugal

Educação transformadora

Mais de 400 unidades escolares foram vistoriadas por meio do programa “Semed em Movimento”. No príodo, a gestão também ampliou a inclusão com três novas salas de recursos para educação especial e previsão de mais uma entrega. A merenda escolar foi fortalecida com a aquisição de 301 toneladas de alimentos da agricultura familiar. Com isso, a sustentabilidade ganhou espaço com a criação de horta e pomar na Escola Municipal de Educação Especial (Emee) André Vidal de Araújo.

“Educação é a base de tudo. Por isso, nosso compromisso é com escolas estruturadas, merenda de qualidade e inclusão de verdade. Estamos preparando nossas crianças para um futuro melhor”, avaliou David Almeida.

Infraestrutura moderna e Mobilidade Urbana

A mobilidade urbana ganhou reforço com a entrega de 62 novos ônibus. Além disso, houve a realização de oito grandes intervenções viárias. Assim, reduziram-se os gargalos no trânsito da capital.

O número de mortes no trânsito caiu 30%, graças a operações integradas como “Cavalo de Aço” e “Carga Pesada”.

Na infraestrutura, a cidade passou por dragagens de igarapés. Houve manutenção em mais de 450 ruas, limpeza de mais de 2 mil bueiros, recapeamento de 8,2 km de vias e a entrega de seis novos espaços esportivos.

“Nosso povo precisa de ruas trafegáveis, transporte digno e uma cidade que funcione. Cada obra entregue, cada ônibus novo, é um passo para uma Manaus mais conectada e eficiente”, enfatizou o chefe do Executivo municipal.

Desenvolvimento econômico e sustentável

Com ações que unem geração de renda e sustentabilidade, a prefeitura entregou a Casa de Farinha no ramal do Brasileirinho. Sobretudo, lançou o Plano Municipal de Arborização, com meta de plantar 15 mil mudas até 2025. Destas, 2 mil já foram plantadas nesses primeiros 100 dias.

O programa “Salto Aceleradora” certificou 200 empreendedores e o Programa de Aquisição de Alimentos teve sua primeira entrega. Manaus também lançou sua candidatura ao Selo Cidade Criativa da Gastronomia da Unesco.

O incentivo à cultura foi ampliado com grandes investimentos. Nesse caso, destacam-se o maior fomento concedido pela gestão David Almeida para as escolas de samba do Carnaval de Manaus, no valor de R$ 2,5 milhões; apoio para 300 blocos e bandas; realização do Carnaidoso; aumento em 10% do fomento para o Festival Folclórico de Manaus; e transformação do mirante Lúcia Almeida em um verdadeiro polo de manifestações culturais.

Além de mais de R$ 1 milhão em investimentos na cultura local, por meio das Leis de Incentivo. Um marco importante foi o lançamento do projeto “Cine Aldeia” e do Cadastro Único dos Artistas. Tra-se de plataforma inovadora para mapear a diversidade artística de Manaus.

“Estamos cuidando do presente e plantando o futuro. A geração de renda, o apoio ao empreendedor, o respeito ao meio ambiente, o impulsionamento do turismo e fomento à cultura andam juntos em nossa gestão”, pontuou David Almeida.

Leia mais

Social e Cidadania

Na área social, a gestão inaugurou o Cras União, o restaurante Prato do Povo da Panair e entregou 30 moradias reformadas pelo “Casa Manauara”. Mil famílias do bairro Zumbi dos Palmares receberam o registro definitivo de seus imóveis. Comunidades indígenas e bairros em vulnerabilidade foram contemplados com ações culturais, esportivas e de inclusão.

O município destaca também a promoção da “Prefeitura Inclusiva”. Essa ação objetiva proporcionar momentos de lazer e cultura para organizações da sociedade civil contempladas por edital de fomento. A primeira instituição foi o abrigo Moacyr Alves. Ações ocorreram em outros locais. Com isso, garante que os usuários dos serviços prestados pelas entidades conheçam os espaços públicos municipais.

Neste mesmo período, a gestão consolidou sua atuação como uma ferramenta indispensável de proteção ao consumidor, promovendo ações de conscientização, fiscalização e educação. Entre os destaques estão o projeto “Procon Manaus nas Escolas”. O trabalho levou informações sobre os direitos do consumidor diretamente às comunidades e instituições de ensino. Sobremaneira, promoveu educação para o consumo consciente e o “Feirão de Negociação de Dívidas”.

Outro destaque foi o anúncio da construção de novos pavilhões para atender mais 50 idosos pela Prefeitura de Manaus. Além do lançamento do projeto “Cultura Ativa”, uma iniciativa voltada à promoção do bem-estar dos residentes da Instituição de Longa Permanência para Idosos.

“Olhar para quem mais precisa é prioridade. Cada moradia reformada, cada prato de comida servido, cada título entregue, cada fomento concedido, cada acolhimento, cada direito defendido é um ato de justiça social e valorização da nossa gente”, ressaltou o prefeito.

A Prefeitura de Manaus atuou também na ampliação das ações voltadas à limpeza pública e recuperação ambiental, com ações executadas por meio da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), que têm promovido melhorias nos recursos naturais da cidade.

Entre as principais frentes, está o trabalho de desassoreamento dos igarapés da cidade, a eliminação de 200 lixeiras irregulares, além da intensificação da conscientização, fiscalização e intervenção direta nos bairros. O programa de coleta agendada de grandes objetos também tem se mostrado eficaz, com móveis, eletrodomésticos e entulhos sendo retirados das residências de forma correta, evitando que fossem lançados nos igarapés ou abandonados em áreas públicas.

Segurança e Ordem Pública

A segurança pública ganhou reforço com a nomeação de 226 novos guardas municipais, já em atuação nas ruas. A prefeitura entregou o primeiro Núcleo Operacional da Guarda Municipal, na Ponta Negra, e investiu em capacitação, com treinamentos focados em armamento e defesa pessoal.

“Segurança também é compromisso do município. Investimos em mais guardas, em estrutura e capacitação, porque a população merece viver com tranquilidade”, explicou David.

Gestão eficiente e transparente

A transformação digital chegou com o lançamento do aplicativo “Manaus Atende Digital” e do “Alvará da Construção Civil Mais Fácil”. A nova sede da Ageman e da UGPM Energia foi inaugurada. Com isso, garantiu mais eficiência, modernização e transparência na prestação de serviços à população.

Além dessas inovações, a gestão eficiente da máquina pública possibilitou aos servidores sob Regime de Direito Administrativo (RDA), Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), a recomposição salarial e a unificação das datas-bases das categorias da administração direta e indireta.

“Modernizar a gestão é garantir agilidade e respeito ao cidadão. Estamos desburocratizando processos e tornando Manaus uma cidade mais eficiente e transparente”, assegurou o prefeito.

Compromisso com o futuro

“Manaus está no rumo certo. Os desafios são muitos, mas a vontade de fazer mais é ainda maior. Vamos seguir cuidando de gente, transformando vidas e fazendo da nossa cidade um exemplo de gestão pública para o Brasil”,

finalizou.

Fotos: Divulgação/ Arquivo/Semcom