Trump dá ‘uma banana de dinamite aos outros 70% de americanos’
A questão que se coloca não é a cabeça doente de Donald Trump, mas ele ter o poder discricionário de fazer tamanho estrago na economia mundial

Ednilson Maciel, da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 07/04/2025 às 15:54 | Atualizado em: 07/04/2025 às 15:55
O protecionismo comercial de Donald Trump para resolver problemas de uma parcela da população do seu país, algo em torno de 30%, atinge a maior parte da população do Estados Unidos.
Segundo o colunista Mário Sabino, ele deu, assim, uma banana de dinamite aos outros 70% de americanos que enriqueceram graças ao livre-comércio.
Assim como à livre movimentação de capital financeiro, à internacionalização das cadeiras produtivas, à disseminação de serviços digitais.
A coluna destaca que Trump deu uma banana de dinamite a gente que tem poupança e dinheiro de aposentadoria em ações de empresas. Deu uma banana de dinamite ao mundo.
Agora, a questão que se coloca não é a cabeça doente de Donald Trump, mas ele ter o poder discricionário de fazer tamanho estrago na economia mundial. Inclusive, traduzido pelo desastre nas bolsas.
Até que ponto é legítimo que a democracia americana delegue tanto poder a um único homem?
Para o colunista, guerras comerciais empobrecem as nações, criam instabilidades internas e estão na origem de conflitos internacionais.
Sabino aponta que é muita irresponsabilidade deixar que um único homem cause inapelavelmente essa devastação no coração da democracia ocidental.
Leia mais no Metrópoles.
Leia mais
Trump escancara o pensamento de parte dos americanos com tarifas agressivas
Foto: reprodução/YouTube