Grito de Bolsonaro por perdão pela tentativa de golpe teve apoio de 45 mil

É o que afirma estudo da USP.

Adrissia Pinheiro

Publicado em: 06/04/2025 às 19:09 | Atualizado em: 06/04/2025 às 19:09

A manifestação organizada por Bolsonaro (PL) neste domingo (6), na Avenida Paulista, em São Paulo, reuniu cerca de 45 mil pessoas no pico do ato, segundo cálculo do Monitor do Debate Político da Universidade de São Paulo (USP).

Drones e um programa de inteligência artificial realizaram a contagem. O horário de maior concentração foi às 15h44. A margem de erro da estimativa é de 12%, o que indica uma variação entre 39,5 mil e 50,3 mil participantes.

O ato teve como pauta central o pedido de anistia aos envolvidos nos ataques golpistas de 8 de janeiro de 2023. Além de Bolsonaro, subiram ao trio elétrico sete governadores aliados e diversos parlamentares.

Desta vez, Bolsonaro evitou citar expectativa de público. No ato anterior, realizado em março, no Rio de Janeiro, ele havia dito esperar 1 milhão de pessoas, mas a USP calculou um total de apenas 18,3 mil presentes.

Ao microfone, os oradores criticaram o Supremo e o presidente Lula da Silva, além de defenderem quem participou dos ataques às sedes dos Três Poderes, em Brasília.

Leia na íntegra em Carta Capital.

Leia mais

Foto: reprodução/TV Globo