STF antecipa julgamento do segundo grupo de golpistas de Bolsonaro

Esse é o grupo do general Mário Fernandes, um dos mais ávidos pelo golpe contra a democracia

Mariane Veiga

Publicado em: 04/04/2025 às 20:21 | Atualizado em: 04/04/2025 às 20:33

O Supremo Tribunal Federal (STF) antecipou para os dias 22 e 23 de abril o julgamento sobre a denúncia contra o segundo núcleo da trama golpista de 2022.

O grupo é composto por ex-integrantes de cargos estratégicos do governo Jair Bolsonaro, incluindo o ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Silvinei Vasques, assessores como Filipe Martins e Marcelo Costa Câmara e Mário Fernandes (ex-secretário-executivo da Secretaria-Geral da Presidência), um dos mais ávidos pela trama do golpe contra a democracia.

Eles são acusados de tentar viabilizar um golpe de Estado, com denúncias de crimes como organização criminosa armada e tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito.

Leia mais

Moraes põe tornozeleira em mais 5 golpistas de Bolsonaro

O julgamento decidirá se a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) será aceita, transformando os acusados em réus.

O processo foi antecipado pelo presidente da Primeira Turma, Cristiano Zanin, devido a mudanças na agenda do colegiado.

Outros julgamentos relacionados à trama golpista já têm datas marcadas, como o julgamento de um grupo que disseminou fake news e atacou membros das Forças Armadas, previsto para 6 de maio, e o núcleo militar, marcado para 20 de maio.

Leia mais na Folha.

Foto: Isac Nóbrega/Presidência da República