Amigos, Raoni e Lula, com Janja, almoçam juntos em terra indígena
Aos 95 anos, cacique caiapó vai receber maior honraria do país.

Ednilson Maciel, da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 04/04/2025 às 10:52 | Atualizado em: 04/04/2025 às 10:53
Os amigos presidente Lula da Silva e o cacique Raoni têm encontro privado nesta sexta-feira (4) na terra Indígena Capoto-Jarina, em Mato Grosso.
Por conseguinte, o presidente e a primeira-dama Janja entregam a Raoni a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito. Como informa a Carta Capital.
Trata-se da honraria mais alta entregue pelo poder público a cidadãos do país. Em seguida, Raoni oferecerá um almoço ao casal presidencial.
A publicação lembra que ao subir a rampa do Palácio do Planalto pela terceira vez, em 1º de janeiro de 2023, o presidente Lula da Silva estava acompanhado de pessoas escolhidas para representar a diversidade do povo brasileiro.
Ou seja, o menino Francisco Nascimento e Silva, o professor Murilo Jesus, a cozinheira Jucimara Fausto, o influenciador Ivan Baron, o metalúrgico Weslley Rocha, a catadora Aline Sousa e Lula tiveram a honrosa companhia do cacique Raoni Metyktire, que nesta sexta-feira 4 volta a encontrar o petista.
Ainda segundo a informação, a data de nascimento do Cacique é incerta. Segundo o Instituto Raoni, ele provavelmente nasceu no início da década de 1930 – ou seja, estaria com idade próxima aos 95 anos….
Em suma, ele é originário de uma antiga aldeia Mẽbêngôkre Kayapó chamada Kraimopry-yaka. Até os anos 1950, seu povo não teve contato pacífico com os brancos.
Como resultado, isso mudou em 1954, quando Raoni foi um dos indígenas a manter contato com os irmãos Villas Boas, sertanistas que o apresentaram o mundo não-indígena e o ensinaram a falar a língua portuguesa.
Leia mais em Carta Capital.
Leia mais
França concede ao cacique Raoni maior condecoração do país
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil