‘Liberation Day’: entram em vigor nesta 4ª tarifas recíprocas de Trump
Resta saber se o Brasil está entre os países afetados

Ednilson Maciel, da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 02/04/2025 às 07:39 | Atualizado em: 02/04/2025 às 07:39
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, apelidou a data de hoje (4) “Liberation Day” (“Dia da Libertação”, em português), quando entra em vigor as tarifas recíprocas de seu governo.
Dessa forma, segundo ele, marcará o momento que os EUA se libertarão de produtos estrangeiros.
Conforme publicou o Poder360, as novas tarifas se somam às demais taxas impostas pelo republicano desde o início de seu 2º mandato, em 20 de janeiro..
É que com elas, Trump busca atingir parceiros comerciais que impõem barreiras consideradas “injustas” por ele.
De acordo com a informação, os países afetados e outros detalhes serão anunciados também nesta 4ª (2.abr), a partir das 17h (horário de Brasília). Resta saber se o Brasil está entre eles.
A princípio, a Casa Branca já teria uma lista com os chamados “Dirty 15” (ou “15 sujos”, em português), que inclui países como China, México, Canadá, Taiwan, além da UE (União Europeia).
Para José Alfredo Graça Lima, vice-presidente do Conselho Curador do Cebri (Centro Brasileiro de Relações Internacionais) e embaixador que já atuou na OMC (Organização Mundial do Comércio), os alvos das tarifas podem ter sido selecionados por critérios “mais políticos” ou “mais econômico-comerciais”. .
“Pelo critério econômico-comercial, o Brasil não deveria constar nessa lista. Mas como o Brasil está sempre sendo citado por Trump como um país que deve contribuir mais nas relações comerciais, embora os Estados Unidos tenha um superavit no comércio com o Brasil, vamos ter que aguardar”, disse .
Leia mais em Poder360.
Leia mais
Brasil prepara reação ao tarifaço de Trump com novo projeto de lei
Foto: reprodução/YouTube