Prefeito reforça educação de Manaus com dois ex-secretários do estado
Gedeão Amorim e Arone Bentes na equipe da Semed.

Bruna Lira, da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 01/04/2025 às 15:15 | Atualizado em: 01/04/2025 às 15:15
Em evento de posse do novo secretário de Educação (Semed), Júnior Mar, o prefeito David Almeida anunciou a contratação para o setor de dois ex-secretários do Governo do Estado.
São eles o ex-deputado federal (2015-2019) Gedeão Amorim e o professor do Instituto Federal do Amazonas (IFAM), Arone Bentes.
Amorim foi titular da Secretaria de Educação do Amazonas (Seduc) nos governos de Eduardo Braga (MDB), Omar Aziz (PSD) e José Melo (sem partido), entre 2005 e 2014.
Está filiado ao Avante de Almeida, mas até 2022 era do MDB do senador Eduardo Braga. Não se reelegeu em 2018, contudo voltou à Câmara para curto período como suplente em 2019.
Quanto a Bentes, foi secretário de Educação quando Almeida foi governador interino, de 9 de maio a 4 de outubro de 2017.
Agora, vai ser subsecretário de gestão educacional do município.
Leia mais
Ló pede pra sair e David vai mudar comando da Semed
Anúncios bem recebidos
A posse do secretário Júnior Mar e a despedida de Luíz Gonzaga Campos de Souza, o professor Ló, foi em clima de animação, com a plateia se manifestando com gritos e aplausos.
E isso foi mais efusivo quando o prefeito fez anúncios que soaram bem aos ouvidos dos profissionais da educação.
Por exemplo, que toda a rede municipal de educação receberá progressão de carreira ainda este ano.
Outra notícia alvissareira foi a de que neste ano vai ter pagamento de bônus do Fundeb (fundo da educação básica). No ano passado não foi distribuído esse bônus.
Além disso, Almeida anunciou ainda outras boas notícias para os servidores. Como o aumento ticket alimentação, a reforma de 30 escolas e recuperar com reparos mais 30 escolas, totalizando 60 escolas em obra.
Foto: BNC Amazonas