Prefeito leva vereadores a obra em bairro indígena, em Manaus
Segundo o prefeito, as moradias devem ser entregues até final de junho deste ano.

Bruna Lira, da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 31/03/2025 às 19:06 | Atualizado em: 31/03/2025 às 21:15
O prefeito de Manaus, David Almeida, levou um grupo de vereadores, na tarde desta segunda-feira, 31, a conhecer uma obra habitacional no primeiro bairro indígena do Brasil, o Parque das Tribos.
A comunidade nasceu em 2014. Atualmente possui estruturas e serviços públicos de saúde e educação.
Agora, a prefeitura constrói um conjunto de prédios com 576 unidades habitacionais que faz parte do programa federal, “Minha Casa, minha Vida”, para atender as demandas de pessoas de baixa renda. A execução do projeto tem o apoio da bancada federal, liderada pelos senadores Eduardo Braga (MDB) e Omar Aziz (PSD) e, os deputados federais.
“Nós vamos construir 576 moradias. É um bairro novo que surge, aqui no Tarumã. E assim como esse, nós temos um total de oito conjuntos habitacionais nesse parte que nós estamos construindo. Já estamos com obras em três. São 36 blocos de 16 apartamentos cada um”, declarou.
Chuvas
A visita ocorre em meio a situação de alerta porque passa a cidade de Manaus com a intensidade das chuvas neste inverno amazônico. Tão intenso quanto que já houve deslizamentos de terra e uma ocorrência com morte.
“A chuva tem atrapalhado bastante. Pra vocês terem uma ideia, desde março, já choveu, contando a chuva de ontem, 581 milímetros. O que era para ser entregue até final de maio, vamos precisar esticar o prazo para final de junho, início de julho”, alertou.
Falta de planejamento
O prefeito criticou a falta de planejamento urbano no município. Frisou que mais de 60% da cidade é formada por ocupações fundiárias causando o crescimento desordenado. Além disso, muitas ocupações estão situadas em áreas de risco, prejudicando muitas famílias.
“50%, 60% da cidade é toda de ocupação, de invasões. Isso se deu em falta de planejamento urbano. O déficit habitacional é de 52 mil moradias. Nós temos contratado 4.700 moradias por ano, mais o bairro planejado. De planejado, 3.600. Eu só entro nesses lugare pela falta de oportunidade. Então, esse tipo de oportunidade que nós estamos criando aqui, vai resolver muito do problema que nós enfrentamos nos últimos 40 anos na cidade de Manaus, e essa é a preocupação da Prefeitura em poder melhorar e diminuir, na verdade, diminuir o déficit habitacional, dando à população carente moradias dignas e de qualidade”, afirmou.
Foto: BNC Amazonas