Fera do MMA no país, ‘amazonense’ Jacaré lança autobiografia em Manaus

A obra traz um relato íntimo sobre os bastidores da vida de um campeão.

Adríssia Pinheiro, da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 27/03/2025 às 11:40 | Atualizado em: 31/03/2025 às 16:08

Ronaldo Jacaré, ícone do MMA, lança sua autobiografia “Desistir nunca foi a opção”. A obra traz um relato íntimo sobre sua jornada, desafios e conquistas, desde a infância até o topo do esporte.

O lançamento será no dia 29 de março, às 8h, no teatro da faculdade La Salle, em Manaus, a cidade que marcou sua virada de chave e onde ele construiu as bases de sua carreira no jiu-jitsu.

Paralelamente, sua esposa, Larissa Carvalho Santos, lança o livro infantil “Eu nasci para ser um campeão”, que narra a história de Jacaré em formato ilustrado.

A obra aborda os desafios enfrentados pelo lutador devido ao transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) e à dislexia, transmitindo uma mensagem de superação para crianças.

Jacaré em Manaus

Nascido em Vila Velha, Espírito Santo, em 1979, Ronaldo Jacaré teve uma juventude turbulenta, que mudou completamente quando sua mãe o enviou para Manaus aos 15 anos.

Foi na capital amazonense, no bairro Alvorada, sob a orientação do mestre Henrique Machado, que ele mergulhou no jiu-jitsu e trilhou o caminho para se tornar, inicialmente, campeão mundial em 2004, em uma luta histórica contra Roger Gracie.

Essa luta ascendeu a carreira de Jacaré, que ficou conhecido mundialmente pelos golpes certeiros para finalizar seus oponentes.

Sua transição para o MMA iniciou por volta de 2003.

Apesar do grande reconhecimento no jiu-jitsu, Jacaré achou mais rentável investir no MMA.

Foi em 2013 que estreou no UFC, na categoria peso médio (85 kg).

Passou 18 anos no MMA até se aposentar em 2021.

Leia mais

‘A verdade que condena’, novo e-book de Aldenor Ferreira

Fotos: reprodução/TV Tiradentes