Fábrica dos EUA de ar condicionado anuncia unidade na Zona Franca de Manaus
Tecumseh planeja fábrica na ZFM com capacidade para um milhão de compressores e até 300 empregos.

Diamantino Junior, da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 26/03/2025 às 17:47 | Atualizado em: 26/03/2025 às 18:22
A empresa do setor de peças de ar condicionado Tecumseh do Brasil, de origem dos Estados Unidos, anunciou neste 25 de março plano para instalar uma fábrica na Zona Franca de Manaus (ZFM) até o segundo semestre de 2027.
O anúncio foi feito à Suframa (Superintendência da ZFM) durante o lançamento do novo compressor para ar-condicionado inverter VR³, desenvolvido pela empresa.
O evento reuniu autoridades e representantes do setor industrial para discutir inovações tecnológicas e as perspectivas do mercado de climatização no Brasil.
O CEO global da Tecumseh, Ricardo Maciel, disse que a multinacional norte-americana, especializada na produção de compressores para diversas aplicações em refrigeração, encomendou um estudo de viabilidade econômico-financeira para a implantação de uma unidade produtiva em Manaus.
O objetivo é atender de forma mais ágil aos players locais.
Conforme Maciel, a ideia de instalar uma fábrica na ZFM é uma continuidade da conversa iniciada em novembro do ano passado com a Suframa.
Leia mais
ZFM: Cieam e Suframa debatem sustentabilidade e inovação para COP-30
“Posso antecipar que a capacidade de produção prevista é de aproximadamente um milhão de compressores em plena operação. A estimativa de geração de empregos varia entre 200 e 300 postos de trabalho locais. Hoje, o melhor indicativo de início das operações é o segundo semestre de 2027”.
Além de Maciel, participaram do encontro o superintendente-adjunto-executivo da Suframa, Luiz Frederico Aguiar; o presidente da Comissão de Indústria, Comércio e Zona Franca na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), deputado estadual Wilker Barreto; o diretor-gerente da Tecumseh, João Dobner; o diretor de relações institucionais da Tecumseh, Homero Busnello; e o diretor-comercial da unidade Embrapii INDT, Marx Santos.
Foto: Beatriz Mendonça/Suframa