Impulsionar comércio Mercosul-Ásia é missão de Lula no Japão e Vietnã
Com um fluxo comercial de US$ 11 bilhões, o Japão é o terceiro maior parceiro asiático do Brasil.

Adrissia Pinheiro
Publicado em: 24/03/2025 às 09:00 | Atualizado em: 24/03/2025 às 09:05
Em uma nova investida diplomática, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aterrissou em Tóquio nesta segunda-feira (24) com o objetivo de reativar as tratativas entre o Mercosul e o Japão. Além disso, buscará fortalecer a cooperação em biocombustíveis e ampliar as exportações brasileiras.
Na comitiva presidencial, estavam presentes o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (PSD), e o líder da Câmara, Hugo Motta (Republicanos), além dos ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores) e Marina Silva (Meio Ambiente).
A agenda oficial terá início na terça (25), com um encontro entre Lula e o imperador Naruhito, seguido por conversas com o primeiro-ministro Shigeru Ishiba. Entre os principais temas, destacam-se:
- Aceleração do acordo Mercosul-Japão
- Parcerias em energia limpa, com foco em biocombustíveis
- Expansão do mercado japonês para a carne brasileira
Com um fluxo comercial de US$ 11 bilhões, o Japão é o terceiro maior parceiro asiático do Brasil. Para consolidar os laços econômicos, Lula ainda participará de um fórum empresarial com cerca de 500 executivos dos dois países.
A visita reforça a estratégia de aproximação com a Ásia, que inclui também uma passagem pelo Vietnã. O objetivo é diversificar mercados e ampliar oportunidades para o setor produtivo brasileiro.
Leia mais em Terra.
Leia mais
Brasil e Japão celebram 130 anos do Tratado da Amizade
Foto: Ricardo Stuckert/PR