Afeam confirma primeiras feiras agropecuárias que terão recursos

Brasil reage ao relatório francês sobre acordo Mercosul-União Europeia

Israel Conte

Publicado em: 18/03/2018 às 18:21 | Atualizado em: 18/03/2018 às 18:21

Produtores rurais dos municípios de Autazes, Careiro Castanho, Manicoré e Nhamundá serão os primeiros a receber recursos da Agência de Fomento do Estado do Amazonas S.A. (Afeam) para a participação nas feiras e exposições agropecuárias deste ano. 

Nessas localidades, será disponibilizado financiamento para a aquisição de animais, máquinas e implementos agrícolas.

A ideia é que os empreendedores invistam principalmente no melhoramento genético dos rebanhos. No orçamento,  já estão reservados R$ 5 milhões para esta finalidade.

Quem pode

Podem ser atendidos com os financiamentos da Afeam nas feiras e exposições agropecuárias os produtores rurais (pessoas físicas e jurídicas) que estejam em plena atividade agropecuária e que comprovem a existência de infraestrutura mínima na propriedade rural. E ainda: agropecuaristas que atendam as exigências dos órgãos, por exemplo, de defesa sanitária.

No primeiro dia da feira agropecuária, a Afeam realiza reunião com os técnicos do Idam, representantes da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf), Federação da Agricultura (Faea), Prefeitura e Secretaria Municipal ligada ao setor primário para programar e/ou definir o plano de trabalho durante o evento. Podem ser atendidos produtores locais ou de municípios vizinhos.

Em 2018 serão 15 feiras e exposições agropecuárias apoiadas pelo governo,  já incluídas as três novas cidades participantes:  Urucará, Ipixuna e Nhamundá.

*Com informações da Secom.