Plínio Valério agora é Membro Honorário da Força Aérea Brasileira
Parlamentar do Amazonas foi acusado de incitar violência contra mulheres e instado a pedir desculpa pela atitude machista, mas se negou ao gesto

Neuton Correa
Publicado em: 21/03/2025 às 16:06 | Atualizado em: 21/03/2025 às 16:55
O senador Plínio Valério (PSDB-AM) tornou-se nesta sexta-feira, 21, Membro Honorário da Força Aérea Brasileira (FAB).
A entrega do título aconteceu na cerimônia alusiva ao 42º aniversário do Sétimo Comando Aéreo Regional (VII COMAR). O evento aconteceu no Pátio Operacional da Base Aérea de Manaus (BAMN), na Zona Sul de Manaus.
O honraria acontece em meio à pressão que entidades, deputadas, deputados, senadoras e senadores fazem para que ele peça desculpa da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, por discurso machista.
Há uma semana, em Manaus, Plínio Valério falou em enforcar a deputada licenciada. Foi durante um evento da Federação do Comércio do Estado do Amazonas (Fecomércio-AM). No evento, ele também proferiu discurso chulo, dizendo que “não entende porra nenhuma de zona franca”.
Sobre a ministra, Plínio disse na Fecomécio que tolerou a ministra ao seu lado por mais de seis horas sem enforcá-la.
“A Marina esteve na CPI das ONGs por seis horas e dez minutos. Imagine o que é tolerar a Marina seis horas e dez minutos sem enforcá-la”, disse o senador.
A ministra reagiu na quarta-feira, 19, e classificou o comportamento de Plínio Valério como de psicopata.
“Quem brinca com a vida dos outros ou faz ameaça aos outros de brincadeira e rindo, só os psicopatas são capazes de fazer isso”, afirmou a ministra.
Repercussão no Senado
A discussão teve repercussão geral. No Senado, Plínio foi repreendido pelo presidente da Casa, David Alcolumbre (União-AP), que classificou a fala machista do parlamentar amazonense como “infeliz”. Em discusso da mesa de presidente, ele apelo que o colega pedisse desculpas a Marina.
No mesmo sentido, vários senadores, principalmente, as senadoras, apelaram que o tucano se retratasse. Contudo, ele insistiu que sua fala foi em tom de brincadeira e que não iria pedir desculpas.
Veja a repercussão da polêmica
Cassação de Plínio Valério é pedida por nove partidos
Plínio Valério diz por que não entende p***a nenhuma de zona franca
‘Estão querendo antecipar as eleições’, diz Plínio Valério
‘Psicopata’, diz Marina de Plínio Valério por incitar violência contra mulher
‘Fala de Plínio Valério contra Marina é crime’, diz ministra das Mulheres
Plínio Valério é advertido pelo Senado por incitar violência à mulher
Deputados representam contra Plínio Valério no Conselho de Ética do Senado
Observatório do Clima pede punição a Plínio Valério por ataque à ministra
Outros agraciados
Além de Plínio Valério, a FAB entregou título semelhante ao procurador-chefe da Advocacia Geral da União (AGU), André Petzhold Dias; a Marco Terêncio da Silva Sampaio, superintendente regional da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT); e a Osvaldo Jodas Lopes Filho, diretor do Sistema Encontro das Águas.
O general de Exército Ricardo Augusto Ferreira Costa Neves, comandante do CMA, presidiu a soleinidade. O ato contou também com a participação de diversas autoridades militares e civis.
Destaque Operacional 2024
Na primeira parte da cerimônia, houve a entrega da menção de Destaque Operacional 2024 do COMPREP, Nível Ouro. O agraciado foi o primeiro-sargento Paulo Roberto Lira Salgueiro Júnior. Ele recebeu o certificado das mãos do Comandante do VII COMAR, o major-brigadeiro do ar Ramiro Kirsch Pinheiro.
Na sequência, foi a vez dos militares eleitos como Graduado e Praça Padrão. Eles receberem placas das mãos do major-brigadeiro Ramiro.
No ano de 2025, a FAB ainda homenageou pelo exemplo e atributos profissionais a primeiro-sargento Gyselly Medeiros Ferrine e o cabo Gean Xavier Barbosa.
Foto: Divulgação/FAB