Observatório do Clima pede punição a Plínio Valério por ataque à ministra

Observatório do Clima cobra punição do Congresso ao senador por agressão verbal contra Marina Silva.

Empresários almoçam com senador que diz não entender ‘pn' da ZFM

Iram Alfaia, do BNC Amazonas em Brasília

Publicado em: 21/03/2025 às 12:34 | Atualizado em: 21/03/2025 às 12:34

O Observatório do Clima, que reúne 133 organizações não-governamentais ambientais, espera que o “Congresso faça o seu trabalho e puna exemplarmente” o senador Plínio Valério (PSDB-AM) pela agressão contra a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva.

Em reunião na Fecomércio-AM, o senador relatou que esteve com a ministra na CPI das ONGs, em 2023, por seis horas e dez minutos. “Imagine o que é tolerar a Marina seis horas e dez minutos sem enforcá-la”, disse na ocasião.

Marina, por sua vez, afirmou que “quem brinca com a vida dos outros ou faz ameaça aos outros de brincadeira e rindo, só os psicopatas são capazes de fazer isso”.

Nove deputados federais ingressaram com representação no Conselho de Ética do Senado pedindo a punição do senador amazonense com a perda do mandato.

Na nota de solidariedade à ministra, o Observatório considerou criminosa a atitude do parlamentar.

“A violência de gênero na política é uma estratégia antiga, assim como dizer que foi só uma piada. Atitudes como a do senador são combustível para o racismo e a violência política, principalmente contra as mulheres. Violência política contra a mulher é crime”, diz a nota.

Após a repercussão, diz a entidade, o senador afirma que “foi uma brincadeira”. “Não foi”, ressaltou.

De acordo com a organização, Marina realiza trabalho competente no ministério, que em dois anos já resultou numa redução de 46% do desmatamento em relação a 2022.

“É mulher. É negra. É da Amazônia. Isso tudo a torna alvo preferencial de ataques misóginos e racistas, vindos especialmente de homens que defendem o que há de mais arcaico e degradante ao meio ambiente, à economia e às relações sociais do país”, protestou.

Leia mais

Cassação de Plínio Valério é pedida por nove partidos

Por fim, o Observatório considera que os ataques do senador demonstram a truculência e “o desespero de um parlamentar irrelevante, que não merece o mandato que tem”.

“A resposta da ministra deixa claro que ela não se abalará por isso. Mas não pode terminar assim. Esperamos que o Congresso faça o seu trabalho e puna exemplarmente Plínio Valério por seus crimes”, finalizou.

Foto: reprodução/Instagram