A estreia e o desafio de Caio André no festival de Parintins

O secretário tem experiência em administrar ambientes complexos e divergentes

A estreia e o desafio de Caio André no festival de Parintins

Ednilson Maciel, da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 21/03/2025 às 07:03 | Atualizado em: 21/03/2025 às 07:03

Vereador de Manaus até fim do ano passado, Caio André Pinheiro de Oliveira fez ontem, de fato, em campo, sua estreia como secretário de Estado da Cultura (SEC).

Ele foi a Parintins ver de perto os preparativos para o maior festival folclórico do Brasil.

A organização do evento será o seu principal desafio. Não por acaso. A disputa dos bois Garantido e Caprichoso, no calendário cultural do Amazonas, é o acontecimento mais prestigiado politicamente e o que dá maior visibilidade ao Estado na mídia nacional e internacional.

Caio conhece o festival. Ele já esteve ali inúmeras vezes, primeiro como visitante, depois, como torcedor.

Mas o festival dos bumbás é feito de complexidades, há muito conhecidas.

Começa com o fato de que são apenas duas forças, azul e vermelho, que dominam a festa. Essas forças se movem por uma apaixonada rivalidade das torcidas. Ou seja: é preciso agradar a todos.

Outro desafio do secretário será administrar a oferta de espaços no bumbódromo. Eles se tornaram ínfimos frente à imensa demanda, principalmente de celebridades da mídia e da política nacional.

Os patrocinadores da festa também querem ser bem acomodados.

Caio André tem experiência em administrar ambientes complexos e divergentes. Ele comandou a Câmara Municipal de Manaus, quarenta vereadores, quarentas interesses diferentes.

O secretário de Cultura do Amazonas chegou ontem a Parintins e fica na cidade até sábado. Hoje, participa de um seminário sobre o festival. Enfim, faz imersão na ilha para conhecer ainda mais o espetáculo que agora dirige.

Leia mais

Festival de Parintins: secretário do governo abre preparativos na cidade

Foto: Antonio Lima/Secom