Prefeito anuncia R$ 40 milhões em radar meteorológico para Manaus

Almeida garante que essa tecnologia é mais precisa do que o sistema atual de satélite usado na capital.

radar meteorológico

Bruna Lira, da Redação do BNC Amazonas 

Publicado em: 20/03/2025 às 13:29 | Atualizado em: 20/03/2025 às 13:32

O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), negocia a compra de um radar meteorológico de banda S com uma empresa mexicana. O equipamento, avaliado entre R$ 40 e 50 milhões, promete um monitoramento mais preciso das condições climáticas da capital amazonense. A prefeitura instalará nove estações meteorológicas em pontos estratégicos da cidade.

Durante uma coletiva de imprensa nesta quinta-feira (20) no Centro de Cooperação da Cidade (CCC), Almeida explicou que o radar cobrirá um raio de 300 a 400 quilômetros e fornecerá previsões com até três horas de antecedência. Com isso, a gestão municipal pretende adotar ações preventivas para reduzir os impactos de eventos climáticos severos.

“Nós estamos com essa empresa mexicana negociando o radar mais moderno da banda S. E é um custo muito alto, mas eu tenho falado que esse custo, na verdade, vai servir de investimento. Ele vai ser instalado e ele tem como fazer a medição num raio de 300 a 400 quilômetros. Ele é bem mais preciso. Ele vai dizer a quantidade [de chuva], o local de maior incidência de chuva e vai alertar com até 3h de antecedência”, explicou Almeida.

O prefeito destacou que, no Brasil, apenas a cidade de São Paulo possui um radar desse porte, ressaltando a importância do investimento para a segurança dos manauaras, principalmente daqueles que residem em áreas de risco. Segundo dados da prefeitura, Manaus possui atualmente 52 mil moradias localizadas em 1.600 áreas vulneráveis a deslizamentos e alagamentos.

“Já faz parte do investimento da prefeitura. Isso custa mais caro do que um viaduto, mas é necessário porque nós somos a cidade do Brasil que temos as maiores áreas de risco. São 52 mil moradias mapeadas em 1.600 áreas de risco. Não se resolve do dia para a noite, mas nós estamos buscando ações que irão diminuir bastante a incidência desses eventos e, acima de tudo, nós vamos nos antecipar com a tecnologia e a informação”, afirmou.

Sistema meteorológico atual

Atualmente, Manaus conta com duas estações meteorológicas via satélite. Elas estão localizadas em dois pontos estratégicos da cidade. No entanto, o sistema não é considerado totalmente eficiente. Os dados coletados precisam de uma análise detalhada por meteorologistas. Somente após esse processo é possível gerar previsões aproximadas.

A limitação desse modelo se torna ainda mais evidente no período chuvoso. No mês de março, por exemplo, a dificuldade de prever eventos climáticos aumenta. Isso impacta ações preventivas e de mitigação de riscos.

Com a implementação do novo radar de banda S, a gestão municipal espera aprimorar a previsão meteorológica. O objetivo é responder mais rapidamente a eventos climáticos extremos. Dessa forma, pretende reduzir os impactos de enchentes e deslizamentos de terra na cidade.

Foto: BNC Amazonas