Prêmio contradiz Aneel sobre a Amazonas Energia
Prêmio é resultado de pesquisa de satisfação junto a consumidores feita pela Aneel, que em 2023 pediu a saída da empresa do setor

Neuton Correa, da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 20/03/2025 às 06:25 | Atualizado em: 20/03/2025 às 06:41
Premiação sobre satisfação do consumidor quanto a serviços de fornecimento de energia elétrica no país pôs em contradição a Aneel.
A contradição aparece na classificação dos finalistas. É que entre os possíveis vencedores do prêmio apareceu a Amazonas Energia (Aneel), ainda que não tenha escalado o pódio, no anúncio final.
A escolha saiu de pesquisa de opinião que reflete a avaliação dos consumidores sobre os serviços oferecidos pelas empresas do setor.
Acontece a Aneel, órgão do governo federal que regula e fiscaliza o segmento no país, em novembro de 2023, recomendou a caducidade do contrato da Amazonas Energia com o Ministério de Minas e Energia.
Nesse sentido, o governo correu para tirar a empresa dos serviços. Tanto que editou uma Medida Provisória (MP 1.232), solução alfaiate para entregar a concessão à Âmbar Energia, do irmãos Wesley e Joesley Batista, da J&F.
Contudo, até hoje, o negócio não foi concluído e se alonga em processo judicial.
Reconhecimento
Por sua vez, o prêmio acaba reconhecendo avanços da Amazonas Energia, que, em 2021, liderava o ranking de reclamações na Defensoria Pública do Amazonas.
Agora, a Aneel reconhece que a empresa alçou significativa melhora nos índices de satisfação dos consumidores. Essa avaliação está nos dados da premiação divulgados pela agência.
Cenário Regional
No levantamento que abrange as reclamações recebidas pelo órgão regulador, entre março de 2024 e fevereiro de 2025, a distribuidora registrou a maior redução percentual de queixas na Região Norte, com uma queda de 43,38% em comparação ao período anterior.
Este ranking funciona de uma forma diferente. É que quanto mais cai a posição, melhor, ou seja, o número de reclamações diminui.
No ranking das distribuidoras da Região Norte, a Amazonas Energia passou da 2ª para a 5ª posição entre as sete empresas avaliadas. Assim, evidenciou-se uma evolução positiva na qualidade dos serviços prestados.
Cenário Nacional
Já no cenário nacional, entre as 50 distribuidoras do país, a empresa caiu 11 posições no ranking de reclamações, ocupando agora o 26º lugar.
Para a empresa, o resultado reflete os investimentos e esforços contínuos da companhia para aprimorar o atendimento e a infraestrutura elétrica no estado.
Atualmente, a Amazonas Energia conta com nove lojas de atendimento distribuídas estrategicamente pela capital, além de unidades no interior, facilitando o acesso dos clientes aos serviços.
Além disso, a empresa tem realizado obras de ampliação e modernização da rede elétrica, incluindo novas subestações e a interligação de seis municípios ao Sistema Interligado Nacional (SIN), garantindo maior confiabilidade no fornecimento de energia.
Para a Coordenadora da Ouvidoria da Amazonas Energia, Elisângela Noronha, a redução expressiva das reclamações é um reflexo direto dessas melhorias.
“Estamos avançando continuamente para oferecer um serviço de qualidade, e esses resultados demonstram que estamos no caminho certo. A ampliação do atendimento presencial, as melhorias na rede elétrica e a modernização do nosso sistema impactam diretamente na experiência dos consumidores, reduzindo a necessidade de reclamações”, destacou.
A Amazonas Energia reafirma seu compromisso em seguir investindo para garantir um atendimento cada vez mais eficiente e um fornecimento de energia mais estável e seguro para toda a população do estado.
Foto: reprodução