COP-30: ‘pressão hoteleira’ antecipa encontro de de chefes de Estado em Belém
Belém iniciou o ano com 18 mil leitos disponíveis e, para a COP-30, é esperado um público de mais de 40 mil visitantes

Ednilson Maciel, da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 13/03/2025 às 15:44 | Atualizado em: 13/03/2025 às 15:44
A reunião de chefes de Estado e de governo da COP-30, a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, foi antecipada e deve acontecer antes da abertura oficial, em Belém (PA).
O anúncio foi feito por Valter Correia, secretário extraordinário para a COP-30, nesta quinta-feira, 13. Em explicação, ele citou “pressão hoteleira”.
Conforme a informação divulgada pelo site Terra, agora, a cúpula de chefes acontecerá entre os dias 6 e 7 de novembro.
Contudo, a data da COP-30, em si, não foi alterada e o evento segue programado para acontecer entre os dias 10 e 21 do mesmo mês.
“A cúpula faz parte da COP, e a antecipação é uma decisão do Brasil. Isso nos dá tempo para uma reflexão mais aprofundada, sem a pressão da rede hoteleira ou da cidade, além de ajudar a organizar melhor a abertura oficial do evento”, explicou Correia, sobre sua decisão.
Dessa forma, Belém iniciou o ano com 18 mil leitos disponíveis e, para a COP-30, é esperado um público de mais de 40 mil visitantes.
Nesse sentido, o Terra mostrou que, para as datas do evento, há hospedagens disponíveis em sites de reservas com custos que ultrapassam R$ 2 milhões.
Assim sendo, a reportagem busca por respostas com a frente brasileira da COP-30 há cerca de um mês sobre as soluções de hospedagens para o evento, assim como mais detalhes sobre o aplicativo prometido, mas não obteve retorno.
Leia mais no Terra.
Leia mais
COP-30: Governo quer ao menos 20 mil vagas em hotéis de Belém
Foto: divulgação/COP-30