PP discute formação de federação com o União Brasil

Federação, na CMM, pode superar o Avante, que hoje possui uma bancada de sete vereadores

Pedro França/Agência Senado Fonte: Agência Senado

Neuton Corrêa, do BNC Amazonas

Publicado em: 12/03/2025 às 21:38 | Atualizado em: 12/03/2025 às 21:54

O Progressistas (PP) está discutindo a possibilidade de se juntar ao União Brasil e formar uma federação partidária.

Caso isso ocorra, a aliança criaria a maior força partidária da Câmara dos Deputados. Isso porque, juntos, os dois partidos passariam a ter um bloco de 109 parlamentares.

Dessa forma, a possível federação teria 17 deputados a mais que o PL, hoje maior bancada da casa.

No Senado, a federação União-PP também se agiganta. Juntos, União e PP ficam com 14 senadores. Estariam atrás apenas do PSD, que tem 15 parlamentares. Contudo, teriam mais força que PL, MDB e PT, que possuem, respectivamente, 12, 11 e 8 senadores.

A discussão da formação da federação vinha sendo mantida em segredo pelos dirigentes do União e do PP, mas nesta quarta-feira o assunto saiu das cercanias das siglas.

É que hoje o presidente nacional do Progressistas, senador Ciro Nogueira (foto), convidou parlamentares e dirigentes do partido a discutir o assunto.

A discussão vai ocorrer em reunião marcada para a próxima terça-feira, 18, em Brasília, às 18h. O local da reunião será a Sala de Reuniões do Colégio de Líderes, na Câmara dos Deputados.

Wilson Lima líder do bloco no Amazonas

Pelo desenho discutido até aqui, inicialmente, o União assumiria os principais cargos de comando da federação tanto nacional como regionalmente.

Assim sendo, no Amazonas, o governador Wilson Lima, presidente do União-AM, seria o líder do bloco partidário no estado.

Ele já conta com o PP desde a sua reeleição em 2022.

A novidade será a possibilidade de ser o líder do maior bloco partidário na Câmara Municipal de Manaus (CMM).

É que a federação União-PP nasceria com oito vereadores. Esse número é maior que o da bancada do Avante, do prefeito David Almeida. O partido do prefeito elegeu sete vereadores em 2024.

Na eleição passada, o União elegeu seis vereadores e o PP, dois.

Foto: Pedro França/Agência Senado