Tudo pronto para transformar prédio da Receita em moradia popular em Manaus

Governador Wilson Lima assinou contrato com Ministério das Cidades e Secretaria do Patrimônio da União. Adaptações começam em 60 dias

Tudo pronto para transformar prédio da Receita em moradia popular em Manaus

Antônio Paulo, do BNC Amazonas em Brasília

Publicado em: 12/03/2025 às 16:28 | Atualizado em: 12/03/2025 às 16:28

O governador Wilson Lima deu um passo importante para reduzir o déficit habitacional do estado do Amazonas. Assinou nesta quarta-feira (12), em Brasília, um contrato com o governo federal para readaptar o antigo prédio da Receita Federal, no centro de Manaus, a moradias populares.

Por meio do projeto Retrofit, o acordo se deu entre o Governo do Estado, Ministério das Cidades (MCID), Secretaria de Patrimônio da União (SPU) e Caixa Econômica Federal.

O imóvel, que passará por uma requalificação estrutural, fica localizado na rua Marechal Deodoro, no centro de Manaus. Desse modo, vai receber 75 famílias cadastradas na faixa 1 do programa Amazonas Meu Lar, que têm renda mensal bruta de até R$ 2.640.

Do mesmo modo, o governador do Amazonas informou que serão feitas poucas adaptações no prédio, como a inclusão de varandas para quem for morar no local ter a bela vista do rio Negro.

O prédio de 17 andares conta com um terreno de cerca de 488 m² e uma área construída de 7.900 m², além de garagem e subsolo.

Estão previstos recursos de R$ 18 milhões para a execução dos trabalhos, incluindo aporte do Governo Federal, pelo Fundo de Arrendamento Residencial e uma contrapartida do Governo do Estado.

De acordo com o secretário executivo do Ministério das Cidades Hailton Madureira, os órgãos envolvidos no projeto, vão trabalhar para em 60 dias as obras de revitalização se iniciem e, no máximo em 18 meses, concluir o empreendimento tão importante para Manaus.

Retrofit

O edifício da Receita foi doado pelo Governo Federal para a implementação do Retrofit, e foi oficializada no dia 20 de fevereiro de 2025, por meio do Diário Oficial da União.

Dessa forma, o antigo prédio da Receita Federal, em Manaus, será o primeiro do país a fazer parte da modalidade Retrofit. O projeto prevê a revitalização de edifícios antigos, que visa modernizar o espaço sem alterar a arquitetura original.

Seus objetivos são preservar a arquitetura original, adequar o edifício à legislação, tornar o espaço mais seguro, corrigir problemas de infraestrutura e dar espaço às tecnologias atuais.

Minha Casa, Minha Vida

Nesse caso, o projeto do Amazonas acontece no âmbito do Minha Casa, Minha Vida e vai beneficiar famílias cadastradas pelo programa estadual Amazonas Meu Lar. Isso, segundo o Wilson Lima, amplia a política habitacional com soluções de moradia definitivas para a população.

“Estamos trazendo uma solução importante para o centro de Manaus porque no momento que você tem um prédio ocioso como aquele, acaba sendo abrigo aos vândalos. Agora, vamos colocar famílias com moradia digna e inseridas na dinâmica da cidade com transporte público, segurança, educação e saúde”,

declarou Wilson Lima após a assinatura do contrato.

Leia mais

Governo destina prédio da Receita para moradia em Manaus

Novos projetos

Com a inclusão do Retrofit, o Amazonas contará com o total de sete projetos em construção que visam promover habitação digna para a população do Amazonas, todos em parceria com o programa Minha Casa, Minha Vida. Os acordos foram firmados desde agosto do ano passado.

“Nesse sistema Retrofit, a gente garante a história do nosso patrimônio cultural daquelas moradias e daquela estrutura que a gente tem na área do centro de Manaus. Esse é o grande desafio: manter a história”, ressaltou o governador Wilson Lima.

Acompanharam o governador na ação político-governamental, em Brasilia, os deputados federais Átila Lins (PSD-AM) e Fausto Júnior (União-AM). Além do diretor-presidente da Superintendência Estadual de Habitação (Suhab), Jivago Castro; e o secretário de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), Marcellus Campêlo.

Fotos: Diego Peres/Secom