ALE-AM cobra explicações sobre a morte de onça em resgate

Foi o que disse a deputada Joana Darc, famosa com o caso da capivara “Filó”.

Adríssia Pinheiro, da Redação do BNC Amazonas  

Publicado em: 12/03/2025 às 16:15 | Atualizado em: 12/03/2025 às 16:24

A morte de uma onça-pintada durante uma operação de resgate no município de Novo Airão, no Amazonas, neste dia 11 de março, gerou repercussão e questionamentos sobre os procedimentos adotados no caso.

A deputada Joana Darc (União Brasil), conhecida pela atuação na defesa dos animais, se manifestou sobre o ocorrido e cobrou explicações do Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Em um vídeo que circula nas redes sociais, é possível ver o momento em que a onça, já sob efeito de supostos tranquilizantes, é arrastada pelo chão, possivelmente já sem vida.

Vídeo que viraliza na internet mostra a equipe de resgate tentando, sem sucesso, reanimar o animal.

Leia mais

O que aconteceu no resgate de onça que acabou morta no Amazonas?

Joana Darc, presidente da Comissão de Proteção dos Animais na ALE-AM e médica veterinária, afirmou que recebeu, junto com o vídeo, diversas manifestações da população cobrando explicações para a morte do felino.

“Me chamou atenção algumas questões que precisam ser esclarecidas. E por isso, hoje, eu como presidente da Comissão de Proteção dos Animais, estou oficiando o Ibama para que a gente possa saber quais foram os protocolos utilizados, saber o manejo e o que aconteceu”.

Ela ainda completou:

“Porque nós estamos falando de uma onça-pintada, e não é a primeira vez que as pessoas têm questionamentos em relação a isso”.

As declarações foram durante a sessão legislativa desta quarta-feira (12).

Entidades de defesa dos animais e de profissionais veterinários ainda não se manifestaram publicamente sobre o incidente.

Foto/vídeo: reprodução/redes sociais