Governador inaugura o Cepcolu do AM para proteger a saúde das mulheres
Wilson Lima ressaltou que o novo centro será essencial para ampliar a atenção básica e a prevenção do câncer do colo uterino

Ednilson Maciel, da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 11/03/2025 às 06:26 | Atualizado em: 11/03/2025 às 06:29
No mês da mulher, o governador Wilson Lima inaugurou ontem (10) o Cepcolu, que é o primeiro Centro de Prevenção ao Câncer de Colo Uterino do Amazonas, projeto pioneiro no Brasil.
Dessa forma, na unidade, as mulheres vão poder fazer a conização, um procedimento que retira lesões pré-malignas do colo do útero, evitando a evolução da doença.
Além de proteger a saúde das mulheres, o novo centro deve contribuir para reduzir a demanda por tratamentos de alta complexidade, como quimioterapia e radioterapia, melhorando a capacidade de atendimento oncológico no estado.
Durante a inauguração, Wilson Lima ressaltou que o Cepcolu será essencial para ampliar a atenção básica e a prevenção da doença.
“Nós estamos fazendo a entrega de uma unidade que vai trabalhar na prevenção de uma doença que mais mata mulheres. E nós estamos fazendo um trabalho para fortalecer a atenção básica. Essa é uma estrutura que se soma ao trabalho que já era feito pelo FCecon. Só que agora vamos aumentar em mais de cinco vezes a quantidade de procedimentos que serão realizados”, disse o governador.
Integrado à Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon), o Cepcolu oferecerá cirurgias como a conização, que remove lesões pré-malignas antes que evoluam para o câncer.
Assim, o impacto desse trabalho será significativo na prevenção da doença, com um atendimento inovador, como destacou a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud.
“O Cepcolu vai atender o estado do Amazonas todo, ele vai se comunicar com todos os demais pontos de atenção da rede de saúde. Nós não temos no Brasil nenhum equipamento de saúde com essa característica, com os profissionais especializados, onde a mulher vai entrar e ser acolhida por uma equipe multiprofissional”, disse Nayara.
Sobretudo, ao atuar na prevenção e no diagnóstico precoce, o Cepcolu terá um efeito positivo em toda a rede hospitalar do estado.
A redução da incidência de câncer do colo do útero deve diminuir a necessidade de ocupação de leitos, cirurgias complexas e cuidados paliativos, permitindo a liberação de vagas para outras pacientes que enfrentam diferentes tipos de câncer.
Para a paciente de câncer de mama e ativista da causa, Brenda Graziella, a inauguração do centro representa um avanço para a saúde da mulher no Amazonas.
Ela enfatiza que a detecção precoce é essencial para evitar que mais mulheres passem pelo tratamento oncológico.
“Não tem como a gente não se emocionar com essa inauguração, que é um marco na vida da mulher amazonense. Se essas mulheres conseguirem diagnóstico precoce, se fizerem a conização antecipada, automaticamente elas não vão se tornar, no futuro, pacientes oncológicas e não estarão nas filas conosco, que estamos tratando de outros tipos de câncer”, disse Brenda.
Além de realizar as conizações, o Cepcolu também fará o acompanhamento das pacientes operadas. O protocolo prevê avaliações semestrais durante dois anos, garantindo um monitoramento contínuo.
Leia mais
Saúde: governador lança programa e anuncia a prefeitos R$ 181,9 milhões
Sobre o Cepcolu
Funcionando como um hospital-dia, a unidade atenderá de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. A estrutura conta com quatro consultórios ginecológicos, quatro salas cirúrgicas e um anfiteatro para cursos e treinamentos.

Dessa maneira, a capacidade plena do centro é de 3 mil conizações por ano, um avanço expressivo em relação às 500 realizadas anualmente na FCecon.
A criação do Cepcolu foi oficializada pela Lei n.º 7.290, de 6 de janeiro de 2025, sancionada pelo governador Wilson Lima. Com isso, o centro passa a integrar a estrutura organizacional da Fundação Cecon, sendo gerenciado pelo hospital, que é referência no tratamento do câncer na região.
A construção do Cepcolu contou com a parceria da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), que elaborou e executou os projetos complementares e fiscalizou a obra.
Assim sendo, com investimento total de R$ 6,4 milhões em obras, equipamentos e mobílias, o Cepcolu foi construído com recursos do orçamento estadual. Assim como de emendas parlamentares dos deputados Delegado Péricles e João Luiz, do ex-deputado Ricardo Nicolau e do senador Plínio Valério.
Fotos: Alex Pazuello/Secom