Amazônia: ianomâmis atuam como brigadistas no combate a incêndios em RR

Sob o efeito do fenômeno El Niño, em 2024, Roraima registrou um recorde histórico no número de focos de calor: 5.358

Amazônia: ianomâmis atuam como brigadistas no combate a incêndios em RR

Ednilson Maciel, da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 10/03/2025 às 17:29 | Atualizado em: 10/03/2025 às 17:30

Brigadistas ianomâmis participaram de um treinamento para monitorar, prevenir e combater incêndios florestais e queimadas em 2025 no território indígena de Roraima (RR).

A capacitação de mais de 16 brigadistas é parte da programação da primeira oficina de educação ambiental promovida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama).

De acordo com o g1, o treinamento do Ibama sobre Manejo Integrado do Fogo (MIF) envolveu brigadistas que fazem parte do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) de diferentes povos, incluindo também Macuxi, Wapichana e Yekuana e seguiu até o fim de fevereiro.

Nesse sentido, os brigadistas ianomâmis que participaram do treinamento são da comunidade Xirixana e das comunidades da Floresta Nacional de Roraima, em Mucajaí e Alto Alegre.

Os 20 brigadistas da comunidade Xirixana são da brigada ianomâmi, enquanto os 21 brigadistas das comunidades da Floresta Nacional de Roraima fazem parte da brigada apoio ianomâmi.

Além das bases ianomâmi, o treinamento também formou integrantes para outras duas brigadas, sendo elas:

  • Na Brigada Raposa, no município de Normandia – 25 brigadistas;
  • Brigada Malacacheta, no município do Cantá – 19 brigadistas.

Sobretudo, sob o efeito do fenômeno El Niño, em 2024, Roraima registrou um recorde histórico no número de focos de calor: 5.358.

Ou seja, o maior número para o estado desde 1998, quando o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) começou a monitorar as queimadas na Amazônia.

Leia mais no g1.

Leia mais

Ianomâmis: em 3,8 mil operações, 159 invasores presos, diz TV estatal

Foto: reprodução/Ibama