Lula empossa Gleisi e Padilha em ministérios

Padilha retoma o Ministério da Saúde e Gleisi Hoffmann assume a secretaria de Relações Institucionais.

Lula

Bruna Lira, da Redação do BNC Amazonas 

Publicado em: 10/03/2025 às 15:41 | Atualizado em: 10/03/2025 às 15:41

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva dará posse nesta segunda-feira,10, a Alexandre Padilha como novo ministro da Saúde e a Gleisi Hoffmann como ministra da Secretaria de Relações Institucionais.

A cerimônia, que acontecerá no Palácio do Planalto, reforça mudanças estratégicas no governo.

Lula anunciou a troca no Ministério da Saúde em 25 de fevereiro. Na ocasião, ele agradeceu à então ministra Nísia Trindade pelo trabalho realizado. Pouco depois, Nísia e Padilha se reuniram para iniciar a transição. Com experiência no cargo entre 2011 e 2014, Padilha assumirá o ministério com um foco claro: reduzir o tempo de espera para atendimento no SUS.

Enquanto isso, Padilha deixa a Secretaria de Relações Institucionais. Para o seu lugar, Lula convidou Gleisi Hoffmann, ex-deputada e presidenta do PT. O convite, feito no final de fevereiro, foi aceito prontamente. Logo após o anúncio, Gleisi usou as redes sociais para agradecer a confiança do presidente.

Além disso, ela reafirmou seu compromisso com o diálogo democrático e a articulação entre o governo e o Congresso.

Com essas nomeações, Lula busca fortalecer a governabilidade e melhorar a gestão da saúde pública. A reformulação pretende tornar a articulação política mais eficiente e garantir avanços concretos no SUS.

Mais detalhes em Agência Gov

Foto: Agência Gov