No carnaval como no boi, jurados causam polêmicas e muito desgosto

Escolas do Rio recorrem de notas que mudaram o resultado. Em Parintins, vitória foi por 0,01

Mariane Veiga

Publicado em: 07/03/2025 às 21:54 | Atualizado em: 07/03/2025 às 22:58

Assim como acontece no Festival de Parintins, palco da disputa entre os bois Garantido e Caprichoso, a jurada Ana Paula Fernandes, contratada para julgar os sambas-enredo das escolas do Grupo Especial do Rio de Janeiro, despontuou.

Além de responsável por esquecer de lançar as notas de três escolas no desfile de terça-feira na Sapucaí, ela também gerou polêmica ao descontar 0,3 pontos do samba-enredo da Unidos de Padre Miguel (UPM) por “excesso de termos em iorubá”.

Ana Paula, professora da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), foi escolhida pela Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) para avaliar as escolas devido ao seu currículo na cultura popular brasileira.

Com isso, a Unidos de Padre Miguel contestou a avaliação, sob o argumento de que desvalorizar o uso de termos culturais da própria escola é uma análise “despreparada”.

Leia mais

Uma comparação entre festival de Parintins e carnaval do Rio

Conforme a jurada, que justificou a penalização ao apontar trechos de difícil compreensão no samba, houve problemas na melodia e no encadeamento semântico.

A escola obteve uma pontuação total de 29,6, com três notas 9,9 e uma 9,7. A menor nota, de 9,7, não foi contabilizada no somatório final.

Leia mais

Jurados justificam polêmica nota baixa à sinhazinha do Caprichoso

Parintins

Embora em momento diferente, no dia 1º de julho de 2024, a competição entre os bois Caprichoso e Garantido no Festival de Parintins foi decidida por uma diferença mínima de 1 décimo: 1.259,3 para o Caprichoso e 1.259,2 para o Garantido. 

Essa pequena margem de pontos levantou discussões sobre o poder do julgamento e o reflexo da responsabilidade dos jurados em avaliar disputas culturais significativas.

A diferença de 1 décimo, embora ínfima, representa uma vitória ou derrota carregada de emoções e significado.

Como resultado, A avaliação de Ana Paula sobre o samba-enredo da Unidos de Padre Miguel gerou polêmica e debate nas redes sociais.

Leia mais em O Globo.

Foto: reprodução/Unidos de Padre Miguel