Lula nomeia Gleisi Hoffmann como nova secretária de Relações Institucionais

Gleisi Hoffmann (PT-PR) substitui Alexandre Padilha, que assumirá o Ministério da Saúde

Adrissia Pinheiro

Publicado em: 28/02/2025 às 15:07 | Atualizado em: 28/02/2025 às 15:16

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou, nesta sexta-feira (28), que a deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR) assumirá a Secretaria de Relações Institucionais da Presidência.

Consequentemente, Gleisi substituirá Alexandre Padilha, que ficará à frente do Ministério da Saúde, no lugar de Nísia Trindade. Além disso, a posse está agendada para 10 de março.

Inicialmente cotada para a Secretaria-Geral da Presidência, Gleisi foi escolhida por Lula para comandar a articulação política do governo, mantendo a pasta com o PT.

Apesar da sugestão de aliados para optar por um nome do Centrão, Lula destacou que Gleisi “vem para somar”.

A deputada recebeu o convite com “imensa responsabilidade” e prometeu continuar dialogando com partidos e lideranças, como já fez em sua trajetória política, inclusive no Senado, na Câmara e na Casa Civil.

Além disso, líderes políticos, como o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), expressaram apoio à escolha de Gleisi.

Gleisi Hoffmann, presidente do PT desde 2017, desempenhou um papel crucial durante a Lava Jato, a prisão de Lula e a posse de Bolsonaro.

Sua nomeação reflete a escolha de Lula por uma figura mais à esquerda, com ampla experiência política, incluindo passagens pelo Senado e pela Casa Civil.

Leia mais

Mudança nas lideranças dos ministérios será em três fases, afirma Lula

Leia na íntegra em G1.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil