Nova PEC da Segurança Pública inclui guardas municipais

Ricardo Lewandowski afirmou que a decisão segue o entendimento do STF, que reconhece a competência das Guardas Municipais na segurança urbana, sem invadir funções das Polícias Civil e Militar

Lewandowski quer saber destino de R$ 620 mil na campanha de Lula

Adrissia Pinheiro

Publicado em: 27/02/2025 às 16:57 | Atualizado em: 27/02/2025 às 16:57

O Ministério da Justiça apresentou, nesta quarta-feira (26), uma nova versão da PEC da Segurança Pública, incluindo as Guardas Municipais no artigo 144 da Constituição.

A proposta reconhece formalmente o papel das Guardas Municipais no policiamento ostensivo e comunitário, alinhando-se à decisão do STF sobre a segurança urbana.

Segundo o ministro Ricardo Lewandowski, essa nova revisão da PEC busca garantir segurança jurídica às guardas, sem interferir nas competências das Polícias Civil e Militar.

A medida também reforça a regulamentação municipal, prevendo controle externo pelo Ministério Público e integração das Guardas Municipais ao Sistema Único de Segurança Pública (Susp).

Além disso, a PEC mantém a constitucionalização dos fundos de segurança e cria um conselho nacional para coordenar políticas públicas no setor.

Leia mais

Como fica autonomia dos estados na PEC da segurança de Lewandowski

Leia na íntegra em Congresso em Foco.

Foto: Nelson Jr/STF