Ibama combate desmatamento em terras indígenas no Amazonas

Os equipamentos utilizados pelos invasores foram inutilizados pelo Ibama no próprio local

Ibama combate desmatamento em terras indígenas no Amazonas

Ednilson Maciel, da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 26/02/2025 às 15:46 | Atualizado em: 26/02/2025 às 15:46

O Ibama realizou a operação Xapiri Ajuricaba em combate ao desmatamento e à extração ilegal de madeira, na terça-feira (25), na região da rodovia BR-230, no município de Manicoré (AM)

Como resultado, os agente federais desmontaram um acampamento de invasores que estavam derrubando a floresta nas terras Indígenas Tenharim Marmelos e Sepoti.

Conforme o órgão, os invasores realizaram desmatamento ilegal para a criação de gado e construíram edificações a fim de facilitar a logística da ação ilegal.

Dessa maneira, a intenção deles era de permanecer nas áreas protegidas, desenvolvendo atividade econômica de forma ilícita.

No local, os fiscais do Ibama encontraram esplanadas de madeira extraídas ilegalmente das duas terras Indígenas. Com isso a madeira foi e destinadas às serrarias situadas às margens da BR-230, na altura do km 180.

Os equipamentos utilizados pelos invasores foram inutilizados pelo Ibama no próprio local e os ocupantes ilegais foram notificados a se retirarem da terra indígena.

Assim sendo, o Ibama continua atuando no combate aos ilícitos ambientais, cumprindo o compromisso de preservar o meio ambiente e de enfrentar os crimes dessa natureza.

*Com informações do Ibama.

Leia mais

BR-319: desmatamento, queimadas e invasões avançam, diz Ibama

Foto: divulgação