Saiba quais ministros julgarão Bolsonaro por trama golpista
Ex-presidente quer que seu julgamento seja analisado por todos os ministros do STF, mas o caso está a cargo da Primeira Turma, composta por cinco magistrados.

Adrissia Pinheiro
Publicado em: 25/02/2025 às 17:29 | Atualizado em: 25/02/2025 às 17:32
O julgamento de Jair Bolsonaro e outros 33 envolvidos na tentativa de golpe de 2022 está prestes a ser decidido pela Primeira Turma do STF. Cinco ministros da Primeira Turma do Supremo, Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Luiz Fux, Cristiano Zanin e Flávio Dino, tomarão essa decisão.
A defesa de Bolsonaro quer que todos os 11 ministros do STF julguem o caso no plenário. No entanto, desde 2023, as turmas têm analisado ações penais para acelerar os processos.
O advogado de Bolsonaro questiona a participação de Moraes, por considerá-lo vítima no caso, além de apontar a falta de imparcialidade de Zanin e Dino, ambos com vínculos com Lula.
Em entrevista, o ex-presidente comparou seu julgamento ao de Lula e criticou a Primeira Turma do STF. Bolsonaro alega que o tribunal está “forçando a barra” ao escolher essa instância.
Caso a denúncia seja aceita, o processo avançará para a coleta de provas e novos depoimentos. Após essa fase, o caso será levado ao julgamento final, onde a pena será decidida, se houver condenação.
As Turmas do STF, compostas por cinco ministros, têm como objetivo aliviar o Plenário do tribunal. O presidente do STF não participa dessas turmas, apenas administra suas ações.
Leia mais
Vendo toc, toc da PF chegando, Bolsonaro quer vice do clã em 2026
Leia na íntegra no Terra.
Foto: José Cruz/Agência Brasil