Prefeitos são cobrados por Wilson Lima na atenção básica a crianças

Governador deu essa cutucada ao anunciar novos Caic em Manaus.

Crianças

Bruna Lira , da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 24/02/2025 às 13:34 | Atualizado em: 24/02/2025 às 13:34

O governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), cobrou maior atuação da Prefeitura de Manaus e de prefeitos do interior do estado na atenção básica de saúde às crianças.

A cutucada foi neste dia 24 de fevereiro, durante o anúncio da entrega de dois Caic (Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente) no próximo mês.

“O atendimento à criança é de responsabilidade da atenção básica, ou seja, das prefeituras. Aqui em Manaus, o estado assume mais de 50% daqueles serviços que seriam de responsabilidade da prefeitura, como o Centro Integrado de Atendimento à Criança, ao Idoso, UPA, policlínicas, entrega de fraldas, leite e por aí vai”, afirmou o governador.

Conforme Lima, os recursos destinados para os Caic são do Fundo de Promoção Social, com o apoio da Secretaria de Saúde (SES), ou seja, do próprio governo.

Afirmou ainda que, “apesar da ausência da prefeitura”, o estado está sempre à disposição para colaborar.

“Então, essa é uma responsabilidade das prefeituras, mas, em nenhum momento, o estado se nega a colaborar com alguma prefeitura”.

Leia mais

Empresa de saúde mostra que investimentos na Zona Leste de Manaus valem a pena

Novos Caic

Os três CAICs que deverão ser entregues até o fim deste semestre serão destinados ao atendimento de crianças com transtorno do espectro autista. Segundo o governo, o serviço atenderá crianças de até 11 anos de idade.

As zonas de Manaus contempladas são norte, leste e centro-sul.

De acordo com o governador, a capital vai ganhar 11 CAICs em sua gestão, dos quais cinco já foram entregues. Dois serão inaugurados até março, e os demais até o fim de junho deste ano.

Foto: Bruna Lira