Novo Airão estreia IA ‘Coração da Amazônia’ para gestão do turismo sustentável
União Brasil, partido do governador do Amazonas, lançou ferramenta inédita no país.

Ednilson Maciel, da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 23/02/2025 às 19:33 | Atualizado em: 23/02/2025 às 19:33
O União Brasil, partido liderado no Amazonas pelo governador Wilson Lima, lançou em Novo Airão (a 115 quilômetros de Manaus) a ferramenta de Inteligência Artificial “Coração da Amazônia” voltada, entre outras ações, para a gestão turística.
Dessa forma, o encontro, nos dias 20 e 21, incluiu o workshop “Estratégias, Projetos e Recursos para o Turismo Sustentável”.
Assim, a IA “Coração da Amazônia” promete revolucionar a gestão turística, com foco na sustentabilidade e no desenvolvimento econômico.
O governador Wilson Lima destacou o crescimento do turismo em Novo Airão nos últimos anos.
“No início do meu mandato, em 2019, o município recebia cerca de 8 mil visitantes por ano. Hoje, esse número ultrapassa 40 mil. Isso se deve a investimentos em infraestrutura, qualificação profissional e parcerias estratégicas. O turismo sustentável é um dos pilares do nosso desenvolvimento e, aliado a IA, será elevado a outro nível”.
Sobretudo, o lançamento da ferramenta de IA faz parte do compromisso do União Brasil com o crescimento sustentável da Amazônia. Ou seja, utilizando tecnologia de ponta para transformar o turismo em vetor econômico ambientalmente responsável.
Iniciativa piloto na Suécia
O projeto, a partir das iniciativas de turismo apresentadas pela prefeitura de Novo Airão, servirá como piloto que será levado a eventos internacionais, com destaque para a apresentação que ocorrerá na Suécia, no segundo semestre, onde especialistas e autoridades compartilharão as melhores práticas e buscarão novas parcerias globais.
Além do lançamento da IA, o workshop englobou painéis e treinamentos voltados para técnicos indicados pelos prefeitos de cada região do Amazonas.
A ideia é capacitar gestores públicos e profissionais do setor a utilizarem a inteligência artificial de forma eficiente para otimizar as estratégias de turismo sustentável.
Prefeitos e secretários de turismo
Vinte e quatro prefeitos, eleitos pela legenda nas eleições de 2024 no estado, e seus secretários de turismo, prestigiaram o evento que integra o projeto nacional da legenda, o “Brasil 2044”, desenvolvido para auxiliar na formulação de políticas públicas alinhadas aos princípios ESG (ambiental, social e governança – na sigla em inglês).
Para o presidente da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), Ian Ribeiro, com o lançamento da IA “Coração da Amazônia”, Novo Airão se consolida como um exemplo de inovação e desenvolvimento sustentável, unindo governo, iniciativa privada e comunidade em um esforço coletivo para fortalecer o turismo na região.
“A expectativa é que a ferramenta se torne um modelo para outras cidades brasileiras, impulsionando a gestão eficiente e sustentável do setor turístico em todo o país”.
De acordo com a coordenadora nacional do “Brasil 2044”, Mila de Rueda, que participou da programação, o propósito de lançar uma IA é a construção de uma matriz de políticas públicas para o setor turístico, contemplando governança, desenvolvimento de produtos turísticos, fontes de recursos, estratégias de marketing e infraestrutura.

“A ferramenta foi projetada para fornecer orientações precisas sobre captação de investimentos, elaboração de projetos de lei e identificação de financiamentos para fortalecer o turismo sustentável na região”.
Leia mais
Prefeito de Novo Airão visita o presidente TJ-AM, desembargador Jomar Fernandes
Paraíso ecológico
O anfitrião do workshop, Otávio Farias, prefeito do União Brasil em Novo Airão, celebrou a realização do evento na cidade e destacou os benefícios que a IA trará para a gestão municipal.
“Nosso município, conhecido como ‘paraíso ecológico’, tem um potencial turístico imenso e, agora, estamos dando um passo adiante com tecnologia e inovação. Com essa ferramenta, poderemos planejar de forma mais eficiente, atraindo mais investimentos e estruturando melhor nossa cidade para receber visitantes de todo o mundo”.
O diretório do União Brasil Amazonas teve papel central na organização do workshop, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento econômico e ambiental do país.
O 2º vice-presidente da legenda, Marcellus Campelo, ressaltou a importância da tecnologia para potencializar o setor turístico.
“Estamos mostrando ao mundo que a Amazônia pode crescer economicamente sem comprometer sua biodiversidade. A IA ‘Coração da Amazônia’ é um marco para essa nova era de planejamento inteligente”.
Já o 3º vice-presidente do partido, Sérgio Litaiff, enfatizou que o modelo adotado em Novo Airão pode ser replicado em outras localidades.
“Essa iniciativa coloca o município como referência no Brasil e no exterior. Queremos que outras cidades sigam esse exemplo, promovendo inovação, sustentabilidade e geração de empregos no turismo”.
A IA ‘Coração da Amazônia’ foi desenvolvida com base no Copilot da Microsoft, garantindo altos padrões de segurança e aprendizado contínuo.
A ferramenta já está apta a auxiliar gestores municipais e será aprimorada continuamente por um grupo técnico do programa.
Mila de Rueda destacou que essa iniciativa “vai nortear as estratégias de curto, médio e longo prazo para a região amazônica”.
Foto: divulgação