Pandemia de novo!? Chineses identificam novo coronavírus
Pesquisadores alertam sobre risco do novo coronavírus HKU5-CoV-2, que tem alto potencial de transmissão em humanos.

Adrissia Pinheiro
Publicado em: 21/02/2025 às 17:55 | Atualizado em: 21/02/2025 às 17:55
Pesquisadores do Instituto de Virologia de Wuhan, na China, identificaram uma nova cepa de coronavírus, o HKU5-CoV-2, em morcegos. O vírus, semelhante ao Sars-CoV-2, causador da Covid-19, utiliza o mesmo receptor ACE2 para infectar células humanas, segundo estudo publicado na revista Cell.
O HKU5-CoV-2 pertence à família dos merbecovírus, já detectados em visons e pangolins. Testes em culturas de células humanas e modelos de órgãos miniaturizados confirmaram sua capacidade de infecção.
Cientistas alertam para o risco de transmissão direta ou por hospedeiros intermediários, mas destacam que mais estudos são necessários.
A descoberta gerou preocupação global, refletida nos mercados financeiros. O dólar fechou em alta de 0,46%, a R$ 5,73, pressionado pela aversão a riscos e pela queda nas cotações do petróleo. O real, como moeda emergente, foi afetado pela fuga de investimentos para ativos mais seguros.
Embora o potencial pandêmico do HKU5-CoV-2 ainda precise ser investigado, a descoberta reforça a necessidade de vigilância constante contra novos vírus com capacidade de saltar de animais para humanos.
Leia mais
Carnaval: aumento de covid-19 e influenza alerta para aglomerações em Manaus
Leia na íntegra em O Globo.
Foto: divulgação