‘Centrão’ aproveita vacilo de ministra e mira forte na Saúde

Atraso no Mais Especialidades enfraquece Nísia Trindade e dá munição ao Centrão, que pressiona por espaço na reforma ministerial.

Adrissia Pinheiro

Publicado em: 20/02/2025 às 16:09 | Atualizado em: 20/02/2025 às 17:05

O destino de Nísia Trindade no Ministério da Saúde está praticamente selado. O atraso no programa Mais Especialidades, apesar de cobranças de Lula, pesou para a decisão de substituí-la.

A possível substituição de Nísia Trindade ocorre em meio a disputas internas no governo. O ministro da Casa Civil, Rui Costa, defende a nomeação de Arthur Chioro, enquanto aliados de Fernando Haddad preferem Alexandre Padilha.

Além disso, o ‘centrão’, liderado por Arthur Lira (ex-presidente da Câmara), ainda pressiona por maior participação no governo e mira a pasta da Saúde devido ao seu orçamento significativo.

O Mais Especialidades, que poderia ser uma marca do governo Lula, enfrenta críticas por sua abordagem burocrática. Lula busca um programa com maior apelo midiático, semelhante aos genéricos e mutirões de José Serra.

A reforma ministerial deve ocorrer em três etapas: primeiro no Planalto, depois nos ministérios do PT e, por fim, atendendo às demandas dos partidos. A Saúde será a primeira pasta a ser mexida.

Leia mais

Lula, sobre reforma ministerial: “eu mudo quando eu quiser”

Leia na íntegra em O Globo.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil