Lula, sobre reforma ministerial: ‘eu mudo quando eu quiser’
Presidente evita cravar data para trocas no governo, enquanto Centrão e aliados pressionam por espaço na Esplanada.

Adrissia Pinheiro
Publicado em: 19/02/2025 às 16:34 | Atualizado em: 19/02/2025 às 16:41
O presidente Lula evitou confirmar mudanças em seu ministério, mas o assunto domina os bastidores. Pressionado pelo Centrão e por aliados do PT, o presidente afirmou nesta quarta-feira (19) que qualquer troca será decisão exclusiva dele e que está satisfeito com sua equipe.
“Eu mudo quando eu quiser. Da mesma forma que eu convidei quem eu queria, eu tiro quem eu quiser, na hora que eu quiser. É simples assim, sem nenhum problema”. Lula também ressaltou que nunca prometeu uma reforma ministerial. “Essa palavra não existe na minha boca.”
Nos bastidores, porém, cresce a expectativa de mudanças imediatas. A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, é cotada para assumir a Secretaria-Geral, hoje com Márcio Macêdo.
O Centrão pressiona para comandar Relações Institucionais, ocupada por Alexandre Padilha, e a bancada do PSD na Câmara quer um ministério maior. Há ainda rumores sobre a saída da ministra da Saúde, Nísia Trindade.
A pressão aumentou após a queda na popularidade do governo. Segundo o Datafolha, o percentual dos que consideram a gestão ótima ou boa caiu de 35% para 24% nos últimos dois meses, enquanto a avaliação negativa subiu de 34% para 41%.
O aumento nos preços dos alimentos e a crise gerada pela portaria da Receita Federal sobre o Pix contribuíram para o desgaste.
Leia mais
Mudança nas lideranças dos ministérios será em três fases, afirma Lula
A matéria é do O Globo. Leia na íntegra.
Foto: divulgação