‘Não compre um Tesla’; vendas caem após gesto nazista e apoio de Musk a Trump

Musk tem visto seus números de venda diminuírem e agora lida com um boicote que associa a marca e seu dono a ideologias nazistas.

'Não compre um Tesla'; vendas caem após gesto nazista e apoio de Musk a Trump

Ednilson Maciel, da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 18/02/2025 às 17:58 | Atualizado em: 18/02/2025 às 17:58

As vendas da montadora Tesla do bilionário Elon Musk tiveram queda em todo o mundo, desde o ano passado, quando ele declarou apoio público ao presidente dos Estados Unidos, Dolnald Trump.

Hoje, integrante do governo Trump, Musk tem visto seus números de venda diminuírem e agora lida com um boicote que associa a marca e seu dono a ideologias nazistas. Como informa o Estadão.

Por exemplo, as vendas da Tesla despencaram na Europa. Em janeiro, a Noruega – onde a frota de veículos elétricos ultrapassou a de movidos a combustão em 2024 – registrou queda de 37,9% nas vendas da Tesla.

Da mesma forma, também aconteceu na França, onde as vendas caíram 63,4%. Na Espanha o cenário fica pior: a Tesla sofreu uma queda de 75,4%.

Então, um dos motivos que tem levado dezenas de pessoas às ruas é o comportamento de Musk – e como ele se portou na posse do presidente americano Donald Trump.

Leia mais

Estagiário brasileiro faz saudação nazista e perde o emprego

Gesto nazista

Ao fazer um discurso na cerimônia, o bilionário fez uma saudação semelhante a um gesto nazista, levantando o braço direito com a palma da mão aberta.

Como resultado, dias após o gesto de Musk, ativistas do grupo alemão Center for Political Beauty e manifestantes britânicos do grupo político Leaded by Donkeys, projetaram a cena do bilionário com o braço erguido na Gigafactory da Tesla em Berlim. As palavras “Heil Tesla” apareceram lado a lado na ocasião.

“Este é o verdadeiro Elon Musk”, disse o Led by Donkeys em suas redes sociais. “Não compre um Tesla”, pediram os ativistas.

Ainda segundo o Estadão, a polêmica saudação de Musk, no dia da posse para o segundo mandato Trump, impulsionou as vendas de Hiller.

“Desde então, tem sido uma média de 500 vendas por dia”, afirma ao Wired. “Esse momento ultrapassou todo o barulho usual em torno de Elon. Até mesmo os moderados que não prestavam muita atenção ao governo acordaram e pensaram: ‘Meu Deus, o que fizemos?’”.

Desse modo, concorrentes da Tesla se beneficiam dos boicotes.

“Temos visto um aumento de consumidores migrando para a Polestar nos últimos meses”, disse Michael Lohscheller, CEO da Polestar na Alemanha, ao Wired. Ele chamou o apoio de Musk à AfD de “totalmente inaceitável”.

Dessa maneira, as vendas da Tesla caíram 13% em toda a União Europeia em 2024.

Leia mais no Estadão.

Foto: repdoução/YouTube