Passagem de ônibus: aumento de 50 centavos em Manaus pode cair
Ministério Público do Amazonas entrou com ação na Justiça.

Ednilson Maciel, da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 14/02/2025 às 12:15 | Atualizado em: 14/02/2025 às 12:17
A passagem de ônibus em Manaus teve um aumento de 50 centavos, ou seja, antes o valor que era R$ 4,50 a partir de amanhã (15) custará R$ 5. Contudo esse aumento poderá cair.
É o Ministério Público do Amazonas (MP-AM) entrou com uma Ação Civil Pública (ACP) para suspender o aumento da tarifa de ônibus.
Conforme divulgou o g1, o órgão alega falta de transparência no reajuste anunciado pela Prefeitura.
Segundo o MP, o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amazonas (Sinetram) não apresentaram estudos técnicos que justifiquem o novo valor.
Por isso, a ação, conduzida pela 81ª Promotoria de Justiça do Consumidor, aponta que o IMMU admitiu não ter iniciado os estudos necessários. Além de que o Sinetram pediu mais 10 dias para entregar os dados, mas ainda não apresentou nada.
De acordo com o prefeito David Almeida em declaração à Rede Amazônica, ele já havia feito todas as tratativas com o Ministério Público.
Já o Sinetram informou que enviou ao Ministério Público a resposta oficial sobre a composição dos custos do transporte coletivo de Manaus, com base em relatório do IMMU.
Além disso, o Sinetram destacou que a definição da tarifa é responsabilidade do poder público e reforçou seu compromisso com a transparência e a qualidade do serviço.
Leia mais no g1.
Leia mais
MP-AM fiscaliza aumento da passagem de ônibus em Manaus
Foto: divulgação/MP