Brasil vai dar troco à taxação do aço e denunciar Trump, diz Lula

Ele falou sobre o assunto em entrevista à Rádio Clube do Pará, fazendo referência à Organização Mundial do Comércio (OMC).

Brasil vai dar troco à taxação do aço e denunciar Trump, diz Lula

Ednilson Maciel

Publicado em: 14/02/2025 às 10:41 | Atualizado em: 14/02/2025 às 10:41

O presidente Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira (14) que o seu governo vai dar o troco “comercialmente” à taxação do aço anunciada pelo presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump.

Conforme publicou O Globo, a declaração ocorre após Trump assinar um memorando que encaminha a imposição de tarifas recíprocas a países que cobram taxas de importação de produtos americanos.

“Se taxar o aço brasileiro nós vamos reagir comercialmente, ou vamos denunciar na Organização do Comércio ou vamos taxar os produtos que a gente importa deles”,

disse Lula em entrevista à Rádio Clube do Pará, fazendo referência à Organização Mundial do Comércio (OMC).

Da mesma forma, o presidente brasileiro disse que os EUA precisam pensar que durante mais de 60 anos incentivaram o mundo a um determinado posicionamento.

“Venderam o livre comércio de forma alucinada depois dos anos 80. As empresas europeias e. americanas foram para a China aproveitar a mão de obra escrava de um país que tinha um regime muito duro. Mas os chineses se aperfeiçoaram e hoje têm mais capacidade tecnológoca do que outros países”, completou.

Leia mais em O Globo.

Leia mais

Trump, com medo da desdolarização, ataca aos Brics com taxação

Ao aplicar tarifas, Trump cita compra de aço da China pelo Brasil

Tarifaço de Trump vira oportunidade de negócios à indústria da ZFM

Foto: Ricardo Stuckert/PR