Do PL, nascido no MBL, vereador quer combate à ‘cristofobia’ na Páscoa
Da geração de influenciadores na internet, ele foi o mais votado na cidade em 2024

Mariane Veiga
Publicado em: 13/02/2025 às 20:01 | Atualizado em: 13/02/2025 às 20:57
O vereador de São Paulo, Lucas Pavanato (PL), apresentou um projeto de lei que cria o “Dia do Combate à Cristofobia”, a ser comemorado nos domingos de Páscoa.
A proposta tem como justificativa a alegada “perseguição contra os cristãos” no Brasil e no mundo, com o objetivo de garantir a liberdade religiosa e a dignidade desse grupo.
Este não é o primeiro projeto do tipo na Câmara Municipal. Em 2016, um projeto semelhante, de autoria do ex-vereador Eduardo Tuma, criou o “Dia do Combate à Cristofobia” em 25 de dezembro, mas foi vetado pelo então prefeito Fernando Haddad (PT).
O veto foi baseado na argumentação de que a proposta incentivava a separação entre religiões e desrespeitava a convivência pacífica com a diversidade, incluindo a comunidade LGBT.
Pavanato, ex-integrante do MBL e o vereador mais votado no ano passado, é conhecido por suas propostas polêmicas, como a definição de “sexo biológico” como critério para a definição de gênero em competições esportivas e o uso de banheiros, além da proibição de tratamentos hormonais para menores de 18 anos.
Ele também propôs a criação do “Prêmio Olavo de Carvalho de Defesa da Família”, em homenagem ao filósofo conservador falecido em 2022.
Leia mais na Folha.
Leia mais
Como cassação de Zambelli pode levar outros deputados bolsonaristas
Foto: Mozart Gomes/Câmara de São Paulo