Livro didático alemão diz que criança do Rio busca comida no lixo
Caso veio à tona após uma mãe brasileira denunciar o bullyng sofrido por seu filho na escola na Alemanha, motivado pelo conteúdo ofensivo do livro.

Ednilson Maciel
Publicado em: 13/02/2025 às 16:49 | Atualizado em: 13/02/2025 às 16:50
Um livro didático alemão intitulado “ABC der Tiere” (ABC dos Animais, em tradução livre) descreve um menino brasileiro chamado Marco como alguém que “busca comida no lixo” e “não estuda”,
Nesse sentido, a obra publicada pela editora Mildenberger Verlag reforça preconceitos sobre os brasileiros.
Conforme o site Aventura na História, a Embaixada do Brasil em Berlim emitiu uma nota oficial para expressar seu repúdio à representação estereotipada de um personagem brasileiro em um livro didático alemão.
Segundo a publicação, o caso veio à tona após uma mãe brasileira denunciar o bullyng sofrido por seu filho na escola na Alemanha, motivado pelo conteúdo ofensivo do livro.
Por exemplo, a descrição de Marco como um menino pobre que não frequenta a escola e busca comida no lixo causou indignação entre pais e brasileiros que vivem na Alemanha.
Dessa maneira, eles questionaram a responsabilidade das editoras e escolas na escolha dos materiais didáticos.
Assim sendo, em sua nota, a Embaixada brasileira em Berlim lamentou a abordagem “insensível e pouco informada” da editora.
Além disso, a nota destaca que a taxa de escolarização de crianças entre 6 e 14 anos no Brasil é de 99,4%, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad/IBGE) de 2023.
“Para além da dificuldade em entender como texto dessa natureza possa ter a pretensão de ser didático, preocupa o impacto em crianças de sua exposição a estereótipos e preconceitos sobre outros países. Ao se associar às inúmeras mensagens de repúdio da comunidade brasileira na Alemanha à publicação, a embaixada esclarece que está buscando contatos com a editora e com autoridades alemãs para a adoção de disposições a respeito do texto em questão”, diz a nota.
Leia mais em Aventuras na História.
Leia mais
‘Preconceito leva até os homens inteligentes à ignorância’
Foto: