Hugo Motta e Gilmar Mendes discutem orçamento e marco temporal durante almoço
Encontro ocorre após falas polêmicas de Hugo Motta sobre o 8 de janeiro.

Adrissia Pinheiro
Publicado em: 13/02/2025 às 16:39 | Atualizado em: 13/02/2025 às 16:41
O presidente da Câmara e o ministro do STF almoçaram em Brasília para tratar das emendas parlamentares bloqueadas e do marco temporal das terras indígenas.
Hugo Motta recebeu Gilmar Mendes na residência oficial da Câmara nesta quarta-feira (12). No almoço, discutiram o orçamento federal, especialmente as emendas parlamentares bloqueadas pelo ministro Flávio Dino no ano passado.
Outro tema abordado foi o marco temporal de terras indígenas. Gilmar, relator do caso no STF, debateu a tese do reconhecimento de terras até 5 de outubro de 1988. Embora considerada inconstitucional pelo Supremo, a pauta voltou ao centro do debate após aprovação de um projeto no Legislativo.
A recente declaração de Hugo Motta sobre o 8 de janeiro não foi o foco da conversa. Segundo interlocutores, ele já havia tratado do tema com Gilmar Mendes por telefone.
Após críticas, Motta buscou diálogo com ministros do STF, incluindo Alexandre de Moraes. O almoço reforçou a tentativa de aproximação entre os Poderes em meio a temas sensíveis para o país.
Leia mais
Hugo Motta procura o STF para explicar fala sobre atos golpistas
Leia na íntegra em O Globo.
Foto: divulgação