Francisca Mendes ganha mais capacidade para cateterismo e angioplastia

Governo do Estado investe em equipamentos modernos que ampliam capacidade de exames em 50%.

Francisca Mendes ganha mais capacidade para cateterismo e angioplastia

Ednilson Maciel, da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 05/02/2025 às 10:53 | Atualizado em: 05/02/2025 às 10:53

O hospital Francisca Mendes, referência em cardiologia no Amazonas, está ampliando sua capacidade de atendimento, sobretudo em cateterismo e angioplastia, com a aquisição de novos equipamentos.

Com investimentos do Governo do Amazonas, a unidade recebeu o primeiro aparelho de ressonância magnética cardíaca da rede pública estadual, além de mais um aparelho de hemodinâmica.

Esses novos equipamentos permitirão uma ampliação de 50% na realização de procedimentos cardíacos, como cateterismo e angioplastia, os mais demandados.

Além disso, a unidade conta com três hemodinâmicas, dois tomógrafos e a ressonância cardíaca, o que garante diagnósticos mais rápidos e completos.

Em 2024, o hospital realizou mais de 40 mil atendimentos ambulatoriais, 4,5 mil procedimentos de hemodinâmica e 919 procedimentos cirúrgicos cardíacos e vasculares.

Com os novos equipamentos, a expectativa é que esses números aumentem significativamente.

“Tanto a ressonância cardíaca quanto a nova hemodinâmica possuem tecnologia de ponta, com imagem em alta definição. Isso vai permitir a realização de diagnósticos e procedimentos com maior precisão, reduzindo o tempo de espera do paciente”,

disse a secretária de Saúde (SES-AM), Nayara Maksoud.

O cardiologista Silas Avelar disse que a ressonância cardíaca permite avaliar tanto a parte funcional quanto a estrutural do coração com maior precisão, de forma segura e não invasiva.

Já o cardiologista intervencionista Rodrigo Castro afirmou que o novo aparelho de hemodinâmica vai permitir procedimentos mais complexos e melhorar a qualidade dos atendimentos.

Leia mais

Governador anuncia ampliação operacional do hospital Francisca Mendes

Foto: Evandro Seixas/Secom